Sua tarefa é escrever um texto longo. Pode ser um e-mail mais detalhado, um roteiro de uma apresentação para a diretoria, uma tese, artigo ou peça jurídica, por exemplo. Antes de passar horas olhando para a tela em branco ou se torturando em incontáveis reescritas, que tal usar uma ferramenta de inteligência artificial do Google pra te ajudar a escrever melhor?
Não estamos falando aqui de usar o ChatGPT para fazer todo o serviço, mas de usar a IA para te ajudar a organizar ideias e informações colhidas de diversas fontes – desde um PDF até a transcrição de um vídeo.
Neste episódio de “Inteligência Artificial: modo de usar”, o consultor em IA Pedro Burgos explica como o NotebookLM pode ser um recurso poderoso para organizar pensamentos, estruturar raciocínios e produzir textos complexos sem fazer disso uma tarefa penosa.
Antes de tudo, um aviso importante: o próprio Google enfatiza que o NotebookLM está em fase experimental. Mesmo durante o uso, fica ali embaixo um lembrete permanente: “às vezes, o NotebookLM pode dar respostas imprecisas. Por isso, recomendamos que você confirme os fatos por conta própria.”
Beleza, Google, anotado.
Superado o disclaimer, é importante entender o conceito da ferramenta: o NotebookLM inverte a lógica do Google ou do ChatGPT. Em vez de os resultados serem gerados a partir do universo quase inesgotável de informações na internet, as respostas do NotebookLM vêm das fontes que o próprio usuário informa.
LEIA MAIS: Um cabresto na IA: Stuart Russell defende a regulação para o bem da humanidade
Ou seja: o ideal é usar o NotebookLM depois de fazer uma pesquisa detalhada e encontrar as fontes das informações de que você precisa. Aí é só subir tudo na ferramenta, pedir o que você quer e voilà, o resultado é um conteúdo único, com base no que você selecionou como relevante.
É possível fazer o upload de arquivos do seu Google Drive – como a ferramenta é do próprio Google, é necessário fazer login com seu Gmail –, subir PDFs, textos em formato txt., colar texto copiado de algum lugar ou mesmo informar o endereço de determinado site que interesse à sua produção.
É como fazer aqueles trabalhos escolares em cartolina, sabe? Você coloca no NotebookLM todos os “recortes” e informações que te interessam e pede pra ele te ajudar a produzir um texto a partir disso – ou então passar à ferramenta a tarefa da escrita.
LEIA MAIS: Para ver o futuro da inteligência artificial nos iPhones, dê uma olhada na Samsung
E ele diz para você de onde tirou cada uma das informações, tudo organizado na lógica de notas de rodapé. Basta clicar no número e ir direto para o trecho de onde a inteligência artificial encontrou aquele argumento ou fato.
Veja também
- Departamento de Justiça pede que Google venda Chrome para desfazer monopólio
- A inteligência artificial ganha espaço nos escritórios de advocacia
- EUA pressionam e TSMC suspenderá produção de chips de IA para a China
- Intel perde espaço para a Nvidia também no índice Dow Jones e deixa indicador após 25 anos
- ChatGPT dá um salto, e ruma para tornar o Google de hoje obsoleto