A Vale (VALE3) anunciou nesta terça-feira (23) que Shaun Usmar será o novo presidente-executivo da Vale Base Metals (VBM), assumindo o cargo no quarto trimestre deste ano.
Usmar, que ficará baseado em Toronto, é um executivo internacional de mineração com mais de 30 anos de experiência trabalhando globalmente em funções operacionais, financeiras e de liderança executiva, sendo fundador da Triple Flag e com passagens em empresas como Xstrata, BHP Billiton e Barrick Gold Corporation, destacou a Vale.
A companhia afirmou que o executivo trará “ampla experiência e visão estratégica” para liderar sua subsidiária de metais básicos na próxima fase de crescimento. Ele substitui Deshnee Naidoo, que deixou o cargo de presidente da VBM em março deste ano.
Desde então, a divisão tem sido liderada pelo ex-chefe da Anglo American, Mark Cutifani, que foi recrutado no ano passado como presidente da unidade. Cutifani apresentou um plano no mês passado que inclui bilhões de dólares em iniciativas para aumentar a produtividade e reduzir os custos nas minas de níquel e cobre e nas plantas de processamento no Brasil e no Canadá.
A Vale separou a divisão de níquel e cobre de suas operações de minério de ferro no ano passado e vendeu uma participação de 10% para a Arábia Saudita (Manara Minerals) como parte de um plano para aprimorar a gestão desses ativos. O negócio visa gerar mais valor, tendo em vista a demanda esperada por níquel e cobre para a produção de baterias, em meio aos avanços globais para a transição energética, com eletrificação.
“Após um minucioso processo de busca externa, estamos muito satisfeitos que Shaun se junte a nós como CEO da VBM. Shaun tem um excelente histórico em nosso setor e estou confiante de que ele é a pessoa certa para liderar nossa empresa enquanto buscamos capturar o potencial de valor dos nossos recursos e ativos”, disse Mark Cutifani, presidente do conselho da Vale Base Metals, em nota.
(Por Letícia Fucuchima)
Veja também
- Quem é – e o que pensa – Scott Bessent, secretário do Tesouro anunciado por Trump
- CBA vende participação na Alunorte para a Glencore por R$ 236,8 milhões
- BRF compra fábrica e passa a ser a primeira empresa de proteínas a produzir na China
- Argentina anuncia licitação para privatizar hidrovia Paraguai-Paraná
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029