A Shopee fechou uma parceria com o YouTube a fim de manter-se como líder no e-commerce da Indonésia, principal mercado para a empresa sediada em Cingapura. A aposta da Shopee é que a plataforma de vídeos ajude a atrair mais compradores e represente uma vantagem ante concorrentes como o TikTok e a Lazada. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18).
A Indonésia tem 280 milhões de habitantes e agora será palco para a expansão das funcionalidades de compra do YouTube.
LEIA MAIS: TikTok corre risco nos EUA, mas prepara novidades para o e-commerce no Brasil
Criadores de conteúdo poderão promover e marcar produtos em seus vídeos no YouTube, permitindo que os espectadores cliquem em um link para concluir a compra na Shopee. Os criadores ganharão uma comissão, segundo as empresas, sem divulgar mais detalhes financeiros sobre o acordo.
Maior empresa do grupo Sea, a Shopee está adicionando parcerias e recursos à medida que a competição se intensifica no amplo mercado do Sudeste Asiático, que está mudando rapidamente para o comércio online. Para o YouTube, a região representa um novo potencial de crescimento em sua estratégia de comércio, que a empresa já começou a implementar nos Estados Unidos.
Os investidores estão acompanhando de perto se a Shopee conseguirá manter sua posição de liderança no mercado de comércio eletrônico do Sudeste Asiático, com a TikTok, da ByteDance, e a Lazada, do Alibaba Group, entre os principais desafiantes. Novos concorrentes, como a Shein e a Temu, da PDD Holdings, também estão de olho na região.
O YouTube pretende adicionar outros parceiros na Indonésia e planeja expandir a iniciativa de compras para a Tailândia e o Vietnã nas próximas semanas. Nos Estados Unidos, seus parceiros incluem a Shopify.
Veja também
- ‘Onde vai passar o jogo?’: a disputa entre Faria Lima, Globo e YouTube pelo futebol brasileiro
- Meta vai enfrentar processos por vício de jovens em redes sociais
- Susan Wojcicki, ex-CEO do YouTube, morre aos 56 anos
- Passaporte InvestNews mostra o caminho das pedras para viver fora do país
- X, de Elon Musk, vai lançar aplicativo de TV para rivalizar com YouTube