O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, apresentou na noite de quinta-feira o aguardado carro autônomo da montadora, equipado com duas portas em forma de asa de gaivota e sem volante ou pedais e surpreendeu o público com um robô, apostando em uma mudança de foco dos investidores de carros de massa para veículos robóticos.
Musk entrou no palco em um “Cybercab”, prometendo que o veículo começará a ser produzido a partir de 2026 com preço abaixo de US$ 30.000. Em seguida, o bilionário apresentou uma van autônoma, capaz de transportar até 20 pessoas, embora tenha dado poucos detalhes sobre ela.
O executivo não disse com que rapidez a Tesla poderá aumentar a produção dos carros autônomos, superar os inevitáveis obstáculos regulatórios ou implementar um plano de negócios para superar rivais como a Waymo, da Alphabet,.
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Analistas e especialistas do setor disseram que o uso de carros sem motorista pode levar anos para ser liberado totalmente pelas autoridades, especialmente devido à garantia de segurança e confiabilidade. As primeiras frotas já sofreram acidentes, alguns graves, incluindo atropelamentos. Segundo os especialistas, a tecnologia atual ainda tem dificuldade em responder a cenários adversos incluindo condições desfavoráveis de clima, cruzamentos complexos e comportamento imprevisível de pedestres.
Mas Musk, vestindo uma jaqueta de couro e dirigindo-se a uma multidão no estúdio da Warner Bros, perto de Los Angeles, disse que os carros autônomos poderão ser 10 vezes mais seguros do que os conduzidos por humanos.
“O futuro autônomo está aqui”, disse Musk. “Com a autonomia, você recupera seu tempo.”
Musk havia dito anteriormente que planejava operar uma frota de táxis autônomos da Tesla que os passageiros poderiam chamar por meio de um aplicativo. Proprietários de carros da Tesla também poderiam ganhar dinheiro com o aplicativo listando seus veículos como robotáxis na plataforma, disse o executivo. Mas no evento de quinta-feira o bilionário não fez nenhuma menção ao aplicativo.
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O evento – intitulado “We, Robot” (Nós, Robô), em uma aparente referência aos contos de ficção científica “I, Robot”, do escritor russo-americano Isaac Asimov – ecoou o comentário de Musk de que a Tesla “deveria ser considerada uma empresa de robótica com IA”, em vez de uma montadora de veículos.
A apresentação, que estava sendo preparada há meses, durou menos de meia hora e foi assistida por cerca de quatro milhões de pessoas somente na plataforma de mídia social X.
“Sou um acionista e estou bastante decepcionado. Acho que o mercado queria prazos mais definitivos”, disse o corretor de ações Dennis Dick, da Triple D Trading. “Acho que ele não falou muito sobre nada.”
A operação do Cybercab custará 20 centavos de dólar por milha ao longo do tempo e o carregamento será indutivo, sem necessidade de plugues, disse Musk. Operar as vans autônomas será ainda mais barato – 5 centavos de dólar por milha.
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Os veículos sem motorista da Tesla contarão com inteligência artificial e câmeras, em vez de sensores lidar presentes em carros autônomos de rivais – uma abordagem que especialistas apontam como desafiadora tanto do ponto de vista técnico quanto regulatório.
Além dos veículos, Musk elogiou “muito progresso” feito pela empresa no robô humanoide “Optimus”, que poderã ter um preço de US$ 20.000 a US$ 30.000 mil e que, segundo o bilionário, poderá realizar muitas tarefas diárias.
Mercado complicado
Musk disse em 2019 que estava “muito confiante” de que a Tesla teria táxis autônomos operacionais até 2020. Este ano, ele desviou o foco para o Cybercab e descartou os planos de desenvolvimento de um carro menor e mais barato, amplamente visto pelo mercado como essencial para combater a desaceleração da demanda por veículos elétricos.
A Tesla corre o risco de ter a primeira queda de vendas este ano, já que os incentivos de compra não conseguiram atrair clientes suficientes, segundo cálculos da Reuters com base nos números da empresa.
Várias empresas que tentaram entrar no mercado de táxis sem motorista sofreram perdas de bilhões de dólares. Algumas até fecharam as portas.
A Waymo, da Alphabet, com cerca de 700 carros Jaguar Land Rover em sua frota, é a única empresa dos EUA que opera robôs-táxis não tripulados que cobram tarifas dos passageiros.
A Zoox, da Amazon, está testando veículos criados para fins específicos e que não possuem controles manuais. A Cruise da General Motors, que usa o Chevrolet Bolt, suspendeu indefinidamente este ano os planos de desenvolver o veículo autônomo “Origin” sem pedais ou volante.
A abordagem da Tesla para a tecnologia de condução totalmente autônoma, em sua iteração atual, requer atenção constante do motorista, mas mantém os custos baixos. No entanto, ela tem enfrentado processos judiciais após pelo menos dois acidentes fatais envolvendo carros equipados com a tecnologia.
“Esperamos iniciar o FSD totalmente autônomo sem supervisão no Texas e na Califórnia no próximo ano”, disse Musk. “Isso será com o Model 3 e o Model Y.” Ele não disse se o Cybercab usa FSD ou nova tecnologia.
“Ainda restam muitas dúvidas sobre como isso será alcançado do ponto de vista prático”, disse Jessica Caldwell, diretora do site de pesquisa e compra de carros Edmunds, sobre os veículos autônomos apresentados por Musk.
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