O governo de Portugal planeja privatizar a TAP em 2025 e já achou potenciais compradoras, mas ainda não definiu quanto da companhia aérea estatal será vendido, disse o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, durante entrevista em Bruxelas nesta segunda-feira (9).
O ministro reafirmou que o governo já conversou com “os três principais potenciais compradores”, identificando-os como Air France, Lufthansa e British Airways.
A Air France-KLM, a Deutsche Lufthansa e a IAG (empresa-mãe da British Airways e Iberia), declararam publicamente seu interesse na TAP.
LEIA MAIS: Consultas a interessados na TAP foram finalizadas em outubro
De olho no Brasil
A principal atração da companhia aérea com sede em Lisboa está em suas conexões com o Brasil, do qual é o maior provedor europeu. Ela também mantém uma forte presença na África e opera vários voos para a América do Norte.
O primeiro-ministro Luis Montenegro afirmou que o governo deseja manter o hub da companhia em Lisboa, bem como rotas que são estratégicas para o país.
Mas a decisão final sobre quanto da empresa ficará nas mãos da iniciativa privada ainda não foi tomada. A administração anterior tinha como objetivo vender pelo menos 51% da transportadora.
LEIA MAIS: Conheça o C-390, o cargueiro militar que virou uma cartada da Embraer