O Tinder, a maior marca de aplicativos de encontros da Match Group, disse que planeja priorizar a melhoria da experiência do usuário em detrimento da monetização, uma aposta que pode eventualmente reverter o declínio de assinantes se abandonar sua reputação de “aplicativo de encontros”.
Enquanto isso, o Tinder alertou para o declínio da receita direta até 2026, antes de retornar ao crescimento de um dígito baixo em 2027, disse o CEO Faye Iosotaluno no primeiro dia do investor day da Match na quarta-feira (11). A Match também reduziu duas de suas previsões de receita para o quarto trimestre.
O Tinder está testando novos recursos que incluem a exigência de fotos de rosto nos perfis, bem como combinações de encontros duplos e a oferta de recomendações selecionadas com base em IA, disse Iosotaluno aos investidores no evento. As mudanças criadas para livrar a plataforma de agentes mal-intencionados ajudarão a ganhar a confiança dos usuários, o que, por sua vez, pode fortalecer o negócio a longo prazo, disse ela.
Iosotaluno reconheceu que esses esforços reduziriam a base de usuários do Tinder no curto prazo, dando continuidade a uma série de perdas nos últimos seis trimestres. “Estamos ajustando nosso foco para que se concentre na inovação do produto além da monetização, garantindo que nossa bateria de recursos atenda às necessidades, expectativas e comportamentos em constante mudança dos usuários de hoje”, disse ela.
“Nada disso é fácil ou rápido, mas é o que deve ser feito para que o Tinder volte a crescer”, acrescentou.
As ações da Match caíram até 6,9% em Nova York enquanto o evento estava em andamento.
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A mais recente estratégia de produto e as estimativas financeiras podem ser uma decepção para os investidores que estavam procurando sinais mais imediatos de uma reviravolta na empresa de aplicativos de namoro. No entanto, muitos em Wall Street continuam otimistas em relação à sua posição de liderança no mercado de namoro on-line, mesmo que a Match e sua concorrente Bumble tenham reconhecido a necessidade de lidar com uma mudança geracional na forma como os usuários, especialmente a Geração Z, abordam o namoro.
Um dos investidores ativistas da Match, a Starboard Value, propôs a venda da empresa se a reviravolta não der certo. As frequentes mudanças na administração desde 2016 e a falta de inovação significativa de produtos no Tinder culminaram em uma perda de US$ 41 bilhões na capitalização de mercado da Match desde seu pico em 2021. Três ativistas, incluindo a Elliott Investment Management e a Anson Funds Management, adquiriram participações na empresa desde o ano passado e estão unidos na pressão pelo crescimento do Tinder.
O Tinder espera que a receita de 2025 diminua para um dígito e fique estável em 2026. Ambas as previsões estão aquém das expectativas de Wall Street, de acordo com as estimativas compiladas pela Bloomberg. O Tinder também disse que vê a receita de 2027 crescendo a um dígito baixo, mais ou menos em linha com a média de 2,8% que os analistas esperam.
A Match, que também é proprietária de outros aplicativos de namoro, incluindo o Hinge e o OKCupid, espera que a receita total do quarto trimestre e a receita direta do Tinder fiquem abaixo de sua previsão anterior, disse no comunicado, citando os ventos contrários da moeda estrangeira. A empresa disse que os resultados teriam ficado dentro da faixa esperada, se não fossem os impactos cambiais.
A Match também disse que pagará um dividendo em dinheiro de 19 centavos por ação no próximo mês e autorizou US$ 1,5 bilhão em novas recompras de ações. A empresa espera declarar um dividendo de valor semelhante trimestralmente daqui para frente e disse que tem a capacidade de aumentar o valor no futuro. A Match também pretende retomar as recompras de ações depois de divulgar seus resultados financeiros do quarto trimestre.
De modo geral, a empresa planeja retornar pelo menos 100% do fluxo de caixa livre a seus acionistas nos próximos três anos por meio de uma combinação de dividendos trimestrais e compras de ações.
O plano de retorno de capital atende a uma demanda da Starboard, que solicitou que a empresa retornasse pelo menos 75% do fluxo de caixa livre usando recompras.
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