A Waymo, unidade de direção autônoma da Alphabet, foi avaliada em mais de US$ 45 bilhões (cerca de R$ 260 bi), incluindo sua última rodada de financiamento, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.
A empresa disse no fim da semana passada que havia levantado US$ 5,6 bilhões (R$ 32,37 bilhões) por uma contrapartida não revelada. O financiamento foi liderado pela Alphabet, que também é proprietária do Google, mas incluiu investidores externos. Os representantes da Waymo não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
A empresa passou a simbolizar o progresso dos veículos autônomos – tecnologia que agora está se espalhando rapidamente após anos de contratempos. A Waymo está expandindo o número de viagens que oferece em cidades como São Francisco (Califórnia) e Phoenix (Arizona), oferecendo mais de 150 mil viagens pagas por semana.
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A Waymo faz parte de um grande grupo de empresas que buscam serviços de robô-táxi nos EUA. Ela já compete com a Uber e a Lyft no mercado de caronas dirigidas por humanos em São Francisco, Los Angeles e na área de Phoenix.
A Uber e a Waymo também têm uma parceria. Elas estão planejando oferecer viagens de robotáxi da Waymo nos novos mercados de Atlanta, na Geórgia, e Austin, no Texas, no próximo ano por meio do aplicativo da Uber. Como os carros da Waymo em São Francisco e em outras cidades, eles não terão um motorista de segurança no banco da frente.
A startup faz parte do portfólio de negócios “Other Bets” da Alphabet, que inclui a unidade de ciências da vida Verily. Essa unidade registrou US$ 388 milhões em receita no terceiro trimestre, acima dos US$ 297 milhões registrados no mesmo período do ano anterior.
A Waymo, liderada pelos co-diretores executivos Tekedra Mawakana e Dmitri Dolgov, disse que os investidores existentes que participaram do recente financiamento incluem Andreessen Horowitz, Fidelity, Perry Creek, Silver Lake, Tiger Global e T. Rowe Price.
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Ao receber capital externo, a Alphabet está se protegendo dos ventos contrários à condução autônoma, um setor que provavelmente enfrentará obstáculos regulatórios à medida que cresce. A Waymo também enfrenta a concorrência da Tesla Inc., de Elon Musk, que está planejando um serviço de carona autônoma com os próprios carros autônomos da empresa.
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