Siga nossas redes

Negócios

Café em alta leva operadores a buscar alternativas de fazer hedge de preços

Operadores tenta adiar a pressão de caixa causada por movimentos voláteis

Mãos segurando um galho de planta de café com frutos verdes e vermelhos, destacando folhas lustrosas em ambiente ao ar livre.
Bagas de café arábica nas mãos de um agricultor de Gia Lai, Vietnã. Foto: AdobeStock

Os preços do café têm subido vertiginosamente e, para os operadores que compram, vendem e transportam grãos ao redor do mundo, isso significa navegar por riscos adicionais. Os operadores estão recorrendo a maneiras alternativas de fazer hedge de preços e evitar ou adiar a pressão de caixa causada por movimentos voláteis.

Os preços futuros dos grãos arábica — a variedade preferida para as bebidas de cafés de alta qualidade — subiram cerca de 70% em Nova York neste ano, superando os níveis mais altos em mais de quarenta anos. Grandes oscilações de preço são uma característica regular deste mercado.

Quando os preços sobem muito rápido, as bolsas ou corretores que gerenciam as posições de um operador exigem mais garantias ou margem para manter os hedges de contratos futuros vendidos que se tornaram não-lucrativos. Com milhões de sacas de café estocadas ou em trânsito, isso pode resultar em bilhões de dólares em chamadas de margem quando há um grande movimento de preço.

LEIA TAMBÉM: Hedge: conheça a estratégia de proteção de investimentos

Para um operador com carga em um navio ou aguardando o pagamento final de um comprador final, as chamadas de margem podem drenar rapidamente sua posição de caixa. Cada vez mais, eles estão recorrendo a opções e soluções fora das bolsas para evitar pagar mais garantias ou simplesmente fazer menos negócios, segundo operadores e corretores.

Os movimentos mostram como a pressão de liquidez está aumentando em um mercado dominado por pequenos players que não estão preparados para essas massivas exigências de caixa. Isso contribuiu para mais flutuações nos preços, com menos liquidez nas bolsas. O cacau, outra mercadoria quente quente do ano, tem enfrentado problemas semelhantes.

“É um momento seriamente turbulento e é muito, muito difícil para os operadores”, disse Kit Gulliver, diretor das tradings de café Origin Commodities e Dragon Commodities, sediadas no Reino Unido. “Você tem que mudar a forma como aborda essas coisas. Apenas ficar sentado fazendo o que costumava fazer é uma receita para sangrar dinheiro.”

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.