Se, para você, parecia que ninguém estava indo ao cinema no segundo trimestre, isso não estaria longe da verdade. Mas, provavelmente, você não entrou em uma sala da IMAX ultimamente.
O segundo trimestre foi sombrio para as bilheterias americanas. As vendas de US$ 1,95 bilhão caíram 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Excluindo 2020, quando a pandemia fechou os cinemas em todo o mundo, essa é a maior queda do período desde 1976, de acordo com dados do Box Office Mojo. E isso até mesmo com “Divertida Mente 2”, que representou quase um quarto do total de bilheteria doméstica do trimestre, apesar de ter sido lançado nas duas últimas semanas do período. O blockbuster do estúdio Pixar da Disney desde então se tornou o filme de melhor desempenho do ano até agora, com uma bilheteria global próxima a US$ 1,5 bilhão.
A Disney tem outra chance de glória com o recém-lançado “Deadpool & Wolverine”. Este arrecadou US$ 205 milhões no mercado interno no fim de semana de estreia — um recorde para um filme com classificação para maiores de 18 anos, e 33% a mais do que “Divertida Mente 2” conseguiu em sua estreia. Isso foi precedido pelo lançamento de “Twisters” da Universal, da Comcast, que arrecadou mais de US$ 81 milhões no fim de semana de estreia — bem acima da faixa de US$ 50 milhões projetada por vários serviços de monitoramento de bilheteria.
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Mesmo assim, algumas grandes produções não fecharão totalmente o déficit que os estúdios e salas de cinema devem ver este ano por causa de mudanças na lista de lançamentos resultantes das greves de Hollywood do ano passado, e de alguns filmes grandiosos de pouco sucesso. A bilheteria doméstica deste ano está cerca de 19% abaixo da mesma época do ano passado, de acordo com o Box Office Mojo. Chad Beynon, da Macquarie Equity Research, espera que a bilheteria doméstica termine o ano em torno de US$ 8,1 bilhões, uma queda de 9% em relação ao ano passado e 28% abaixo de 2019, o último ano pré-Covid.
Essa queda é dolorosa para as salas; a AMC Entertainment já pré-anunciou a receita do segundo trimestre, 24% menor em relação ao mesmo trimestre do ano passado.
Curiosamente, porém, o baque nas bilheterias está provando ser outra demonstração de força da IMAX.
*Tecla SAP: IMAX é todo um sistema de câmeras, filmes, projetores e salas de cinema em altíssima resolução projetadas a proporcionar ao espectador uma experiência imersiva de assistir filmes com suas telas gigantes. Neste formato, as imagens produzidas na tela podem ser 8,3 vezes maiores que um filme normal.
A fornecedora de tecnologia de exibição de grande formato informou na quinta-feira (25) que a receita do segundo trimestre caiu apenas 9% ano a ano, para cerca de US$ 89 milhões. Isso provou ser 21% maior do que a previsão de Wall Street para o período e foi ajudado pelo documentário original “The Blue Angels” da empresa e pela venda dos direitos de streaming desse filme para a Amazon. As ações da IMAX saltaram 13% desde esse relatório.
A empresa já vinha de um ano forte. A receita saltou 25% em 2023, basicamente graças ao grande sucesso de “Oppenheimer”. Isso colocou a receita anual da IMAX apenas 5% abaixo do nível pré-covid, mesmo com a bilheteria doméstica geral terminando o ano 22% abaixo dessa marca. O vencedor do Oscar de Melhor Filme também acabou sendo uma publicidade valiosa para o formato, já que o diretor Christopher Nolan fez o filme em câmeras IMAX de 70 mm. Os cinemas que exibiam o filme nesse formato ainda estavam com ingressos esgotados mais de um mês após o lançamento.
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Outros cineastas querem embarcar nessa. A empresa menciona um recorde: 14 filmes que serão lançados no próximo ano foram “filmados para IMAX” — ou seja, filmados em filme IMAX ou com câmeras certificadas para IMAX. É fácil entender por quê. Os ingressos IMAX são mais caros em relação aos filmes normais, e a crescente preferência pelo formato entre os espectadores pode até ajudar um filme que enfrenta dificuldades no circuito de salas em geral. A sequência de “Mad Max: Estrada da Fúria”, “Furiosa: Uma Saga Mad Max”, foi lançada no final de maio com avaliações decentes da crítica e do público, mas teve uma exibição decepcionante, acumulando menos da metade da bilheteria global de seu antecessor.
Mas o presidente-executivo da IMAX, Richard Gelfond, observou na recente teleconferência de resultados da empresa que “Furiosa” foi o terceiro melhor título para o segmento no segundo trimestre. Isso se compara ao nono lugar no mercado doméstico geral no período, de acordo com o Box Office Mojo. No geral, a companhia diz que suas salas de cinema acabaram respondendo por 5,2% do total das bilheterias domésticas no primeiro semestre deste ano; a participação de mercado da empresa em 2019 foi de 3,2%.
O novo Deadpool ajudará ainda mais essa tendência, mesmo que também esteja indo muito bem no circuito normal. A empresa divulgou no domingo que “Deadpool & Wolverine” arrecadou US$ 36,5 milhões em sua rede global — sua maior estreia em julho. Beynon, da Macquarie, espera que a receita global de bilheteria de filmes IMAX este ano caia apenas 5% em relação a 2019, em comparação com uma queda de 28% nas bilheterias domésticas gerais.
Menos pessoas podem ir ao cinema hoje, mas aqueles que o fazem claramente estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor.
Escreva para Dan Gallagher em [email protected]
Traduzido do inglês por InvestNews
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