Siga nossas redes

Equity: o que é e como investir nessa modalidade

Dinheiro, Real Moeda brasileira. Crédito: © José Cruz/Agência Brasil,

Quem investe ou se interessa por investimentos já deve ter se deparado com o termo private equity, mas a palavra equity é muito abrangente e pode ter mais de um significado, a depender do contexto em que é utilizada.

Equity pode ser traduzido como patrimônio líquido, quando relacionado ao balanço de uma empresa. 

Tanto utilizado na contabilidade quanto nos investimentos, o equity é muito importante para a análise de uma empresa ou ativo.

Quer saber o que é equity nos negócios, o que é private equity e quais os principais tipos de equity? Confira neste texto.

O que é equity e como funciona

Imagem de vecstock/Freepik

Equity é um termo com mais de um significado, mas geralmente trata do patrimônio líquido das empresas. Equity também pode se referir à participação societária.

Esse é um termo contábil porque é uma informação que consta nos balanços patrimoniais das companhias como capital próprio ou patrimônio líquido, que representa a riqueza da empresa, obtida pela diferença entre bens e direitos e suas obrigações (ou seja, tudo o que ela possui, descontando tudo o que ela deve). 

Quanto aos investimentos, equity representa o direito a um um “pedaço” da empresa, como as ações, refere-se à participação societária. Para as empresas de capital aberto, ou seja, com ativos negociados em bolsa, dá direitos ao detentor, o sócio, que compra essa ação. 

Já com relação às empresas de capital fechado, esse direito de propriedade é obtido de outras formas, que serão explicadas mais abaixo em “principais tipos de equity”.

Vantagens de trabalhar com equity

Utilizando o conceito base de equity no mercado financeiro, podemos assumir que esse tipo de investimento refere-se ao direito de propriedade sobre uma empresa, devido a compra de um “pedaço” dela que representa uma participação societária, independente de ser uma companhia aberta ou fechada.

Os investimentos de equity são considerados de renda variável e, geralmente, possuem seus resultados proporcionais à porção que investidor possui no negócio (quantidade de quotas ou ações), e podem resultar em lucros altos.

Podemos citar como exemplo as ações, que apesar de mais arriscadas, possuem um potencial maior de lucro e também podem proporcionar ao investidor que tem uma quantidade significativa de papéis da empresa um certo controle, devido ao poder de voto ao qual terá direito.

Principais tipos de equity

Existe mais de um tipo de equity. Como mencionado, o equity de uma empresa de capital fechado pode ser Private equity ou Equity crowdfunding, por exemplo. Confira abaixo alguns deles:

Private equity

Um termo comum do mercado financeiro, private equity (capital privado, em português) refere-se ao direito de participação societária em uma empresa mediante investimentos em empresas de capital fechado, ou seja, empresas que não são negociadas na bolsa de valores. 

Aqui, há a compra do direito societário em companhias que não estão listadas, de maneira que o aporte é feito diretamente na empresa. Esse tipo de investimento é uma alternativa para as companhias que não têm acesso aos mercados públicos ou a meios tradicionais de obtenção de recursos.

Na modalidade private equity (regulada pela Instrução CVM 578, os investidores, institucionais e/ou indivíduos com recursos reúnem seu capital para investir em empresas privadas. Essa operação pode ser feita por meio de fundos de private equity e geralmente é acessível apenas para profissionais experientes,  investidores institucionais e credenciados.

Ele é feito com o intuito de melhorar o desempenho e a lucratividade da companhia para, posteriormente, lucrar com sua valorização.

Equity crowdfunding

Equity crowdfunding (Financiamento coletivo de ações, em português) é uma modalidade de equity que, como o nome sugere, trata de um grupo de pessoas que investem em uma empresa e se tornam sócias, financiando um projeto.

Os  investidores participam desse financiamento coletivo e, em troca, recebem uma participação societária.

Segundo o Sebrae, para startups e pequenas empresas, é uma oportunidade de acessarem recursos para escalar e se desenvolver sem a necessidade de depender de um único investidor-anjo, de fundos ou empréstimos com juros altos. 

Já para o investidor, essa é uma oportunidade de conseguir bons lucros com um gerenciamento mais prático.

Essas negociações ocorrem por meio de plataformas de Equity Crowdfunding autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A CVM disponibiliza em seu site uma lista das empresas registradas para fazer crowdfunding. 

Brand Equity

Brand Equity (Patrimônio da marca, em português) é uma modalidade de equity que, como diz o nome, envolve a história de uma marca e a percepção de valor dos clientes em relação à ela.

Segundo o Reclame Aqui, ferramenta brasileira de reclamações contra empresas que conecta consumidores e empresas de todo o país, “Brand equity está ligado aos atributos que compõem o valor da marca, em especial aqueles intangíveis”.

Essa espécie de investimento baseia-se na aplicação de recursos para construir e fortalecer uma marca, incluindo investimentos em marketing e publicidade, por exemplo.

Home Equity

Home equity é uma modalidade de crédito com garantia por imóvel. Ou seja, o solicitante do crédito utiliza o imóvel que já tem para obter o empréstimo, o que resulta em uma diminuição dos juros.

Segundo o Banco Central, a utilização do home equity tem crescido bastante nos últimos anos.

Ele pode ser obtido nos bancos. De acordo com o COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), citando o plano Real Fácil Caixa, essa é “uma operação de crédito para pessoas físicas, sem destinação específica, com garantia imobiliária residencial ou comercial. Qualquer pessoa física que tenha imóvel quitado poderá utilizá-lo como garantia para obter o crédito”

Diferença de private equity para venture capital

Tanto o private equity quanto o venture capital referem-se a modalidades de equity que investem em empresas de capital fechado, no entanto, há algumas diferenças básicas entre ambos.

Enquanto private equity trata de empresas um pouco mais estabelecidas, apesar de não se compararem às blue chips, dos mais diversos setores, os fundos de venture capital investem em empresas iniciantes, em estágio inicial ou de crescimento, mas com alto potencial, além de terem um perfil de startup, mais tecnológico.

Portanto, enquanto o private equity, muitas vezes, busca obter também parte do controle da empresa a partir da participação societária, o venture capital busca comprar equity para fazer mais aportes na empresa, visando um maior crescimento dela e, consequentemente, maior geração de valor.

Exemplos de investimento em equity

Imagem de vecstock/Freepik
  • Ações: As ações, como já mencionado, são papeis que representam como já mencionado, são exemplos de ativ equity que proporcionam parte de a participação societária em uma empresa. Os detentores de ações, os acionistas,  têm direito a uma parte dos lucros da empresa e/ou direito de voto em suas decisões proporcionais ao número de ações que possuem, e/ou o poder de voto nas decisões da companhia.
  • Fundos de ações: fundos de ações também são um tipo de investimento em equity. Sendo um investimento coletivo em um portfólio de ações, eles são uma boa opção para investidores que não querem ou não podem investir em ações individuais, e também proporcionam a eles uma participação societária.
  • Fundos de private equity: uma opção de equity acessível apenas a uma parcela mais experiente de investidores, os fundos de private equity são aqueles que investem diretamente nas empresas de capital fechado. O investidor adquire suas cotas e tem direito a uma parcela correspondente do negócio.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.