Os conselheiros do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, avaliam como irão reformular a liderança do Federal Reserve, incluindo a elevação de Michelle Bowman para ser a próxima vice-presidente de supervisão do banco central, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.
As revelações vêm depois de Michael Barr anunciar na segunda-feira (6) que deixará o cargo de vice-presidente, mantendo seu assento no conselho do Fed. Os assessores de Trump também começaram a elaborar uma lista de possíveis substitutos para o presidente Jerome Powell, cujo mandato como presidente termina em maio de 2026, e observam de perto os comentários dos atuais funcionários do Fed sobre taxas de juros, enquanto adicionam e retiram nomes para consideração.
Embora Trump tenha escolhido Powell para presidente durante seu primeiro mandato, ele expressou repetidamente insatisfação com a decisão.
Os assessores de Trump estão considerando até agora as seguintes pessoas para substituir Powell: Kevin Hassett, que atualmente deve atuar como diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, os ex-funcionários da Casa Branca de George W. Bush Larry Lindsey e Marc Sumerlin, o ex-presidente do Banco Mundial David Malpass, o ex-funcionário do Fed Kevin Warsh e Bowman, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.
Christopher Waller, considerado anteriormente como uma possibilidade para presidente, pode não estar mais sob consideração séria depois que apoiou um corte de meio ponto percentual na taxa de juros em setembro, disseram as pessoas familiarizadas. Trump chamou o corte maior do que o usual do Fed, poucas semanas antes da eleição presidencial, “um movimento político para tentar manter alguém no cargo”.
Beth Hammack, chefe do Fed de Cleveland, também estaria na disputa por uma possível vaga no conselho do Fed durante o segundo mandato de Trump.
Bowman, Hassett, Sumerlin, Waller e Hammack não quiseram comentar, enquanto Warsh, Malpass e Lindsey não responderam a um pedido de comentário. A equipe de transição de Trump não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.