A empresa brasileira de operações e serviços de transporte Invepar contratou o banco de investimentos BR Advisory Partners Participações como consultor de reestruturação de dívida, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

A Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura SA, como a empresa é formalmente conhecida) está negociando com seus credores para tentar chegar a um acordo, mas pode, em última instância, entrar com pedido de proteção contra falência, disseram as pessoas familiarizadas com o assunto, mas que pediram para não serem identificadas porque as discussões são privadas.

Leia mais

Aeroporto de Guarulhos

Fundada em 2000, a Invepar desenvolve e mantém infraestrutura de transporte. A empresa, sediada no Rio de Janeiro, oferece seus serviços no Brasil e no Peru e atua nos setores de rodovias, aeroportos e mobilidade urbana. Ela detém a concessão do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o maior do Brasil.

Nota rebaixada

A classificação de longo prazo da Invepar foi rebaixada de CC para D pela S&P Global Ratings após a empresa entrar com um pedido de medida cautelar — na prática, uma suspensão do pagamento da dívida — em 16 de maio. Isso ocorreu após uma tentativa dos detentores de títulos locais de acelerar o pagamento de mais de R$ 500 milhões (US$ 88,5 milhões) em notas promissórias locais.

Paralisação da dívida

“Embora a medida de precaução seja uma proteção extrajudicial, entendemos que é essencialmente uma paralisação da dívida, o que consideramos equivalente a um calote”, disse a S&P em um comunicado anunciando o rebaixamento.

Representantes da BR Partners e da Invepar não quiseram comentar.

O InvestNews é um veículo multiplataforma empenhado em oferecer jornalismo e informação útil para navegar nos mundos da economia, negócios, finanças, investimentos e tecnologia. Com foco em fornecer conteúdo de qualidade de maneira clara e breve, buscando tornar mais simples o entendimento de assuntos complexos e facilitar a vida da audiência.

AVISO: O portal www.investnews.com.br é de propriedade da Nu Brasil Serviços Ltda. (CNPJ: 46.676.214/0001-83), empresa pertencente ao Grupo Nubank. O Grupo Nubank exerce as seguintes atividades: instituição de pagamentos, corretora de valores, gestora de recursos de terceiros, plataforma de criptoativos, sociedade de crédito, financiamento e investimento, entre outras. Os conteúdos e opiniões veiculados são independentes e elaborados com informações públicas, não sofrendo influência de qualquer tipo das áreas técnicas ou comerciais do grupo, sendo produzidos conforme os juízos de valores e convicções da equipe jornalística do portal. Os conteúdos disponibilizados no IN são meramente jornalísticos e/ou informacionais e não devem ser interpretados como recomendações de investimentos, de compra ou venda de valores mobiliários ou análises exclusivas ao exercício de analistas de valores mobiliários. A Nu Brasil Serviços Ltda. não se responsabiliza por decisões de investimentos tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer perdas, danos e/ou prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização dos materiais ou seu conteúdo.

© 2025 InvestNews. Todos os direitos reservados.