A divisão de jogos da Microsoft informou seus funcionários sobre os cortes na manhã desta quarta-feira (2), dando início ao processo de demissões generalizadas que os funcionários esperavam desde a última semana.
A divisão King da Microsoft, com sede em Barcelona que produz o Candy Crush, está cortando 10% de seus funcionários, ou cerca de 200 empregados, de acordo com pessoas familiarizadas com os planos.
Outros escritórios europeus, como a ZeniMax, também avisaram os funcionários sobre os cortes, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas por não estarem autorizadas a falar com a imprensa.
As unidades dos EUA deveriam ser informadas ainda na quarta sobre quantos empregos seriam cortados em cada escritório. A divisão de jogos da Microsoft tinha cerca de 20.000 funcionários em janeiro de 2024.
Demissões na Microsoft
Os funcionários estavam se preparando para os cortes de empregos desde maio, quando a empresa começou a realizar demissões em toda a empresa e aumentaram as especulações de que a divisão de jogos poderia ser impactada.
Muitos funcionários souberam na semana passada, por meio de uma reportagem da Bloomberg, que os cortes eram iminentes.
Em meados de junho, a Bloomberg noticiou que a Microsoft estava planejando cortar milhares de empregos, principalmente na área de vendas, como parte da mais recente iniciativa da empresa para reduzir sua força de trabalho em meio a altos investimentos em inteligência artificial.
Esta é a quarta demissão em massa no Xbox nos últimos 18 meses. A divisão de jogos vem sendo pressionada por executivos da Microsoft para aumentar as margens de lucro desde a compra da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões em um acordo fechado em outubro de 2023.