Esse é o alerta feito pelas fabricantes AGCO e CNH Industrial. Com o aumento das tarifas, essas empresas devem repassar os custos extras para os agricultores — tanto nos Estados Unidos quanto em outros países.
Por exemplo, alguns dos modelos mais sofisticados de tratores e colheitadeiras da AGCO, como os da marca Fendt, são fabricados na Europa, onde as exportações para os EUA passaram a sofrer tarifas de 15%. Em vez de aplicar esse aumento diretamente em um único modelo, a empresa decidiu diluir os custos em sua linha de produtos.
“Temos uma pilha de custos que precisamos absorver de alguma forma, e estamos tentando distribuir isso como dá, ao redor do mundo, em todos os produtos”, disse o CEO da AGCO, Eric Hansotia.
As tarifas ainda são um alvo móvel, já que a nova rodada anunciada por Trump estabelece tarifas mínimas de 10%. Isso tem levado as empresas a desenvolver cenários cada vez mais complexos para minimizar os custos e manter a lucratividade. A AGCO projeta por enquanto uma alta de 1% nos preços para 2025 — número que ainda pode mudar.
A CNH, dona de marcas como Case IH e New Holland, afirmou na sexta-feira (1º) que já aumentou os preços dos modelos de 2026, embora não tenha detalhado os percentuais. A empresa já vinha enfrentando aumento de custos por causa de tarifas sobre aço e alumínio, o que também encareceu os insumos nos EUA.
“Vale lembrar que a maioria das máquinas vendidas neste trimestre ainda não foi muito impactada pelas novas tarifas”, disse o CFO da CNH, James Nickolas. “Esses impactos devem vir mais fortemente no segundo semestre, conforme esse estoque com tarifas mais altas entra na nossa linha de produção.”
Os preços mais altos das máquinas chegam num momento difícil para o setor agrícola: os preços das commodities estão em queda, o que reduz a capacidade de investimento dos produtores. Segundo a CNH, há também um aumento da inadimplência entre os agricultores brasileiros, embora a empresa acredite que o pico já tenha passado.
“É um momento cíclico difícil para os produtores do Brasil”, afirmou Nickolas.