Helena Prisco Paraíso Ramos Valente, foi eleita nova CEO da Unigel, em 19 de agosto de 2025
Helena Paraíso Ramos, CEO da Unigel

A Unigel informou que Dario Costa Gaeta foi substituído por Helena Vasconcellos Prisco Paraiso Ramos Valente, como nova CEO. A executiva que ocupava as funções de diretora financeira (CFO) e de relações com investidores (RI) assume imediatamente o novo cargo e vai permanecer interinamente com as atribuições de CFO e RI. A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Administração realizada na terça-feira (19).

A empresa petroquímica, em recuperação judicial, chegou a sondar para o cargo o ex-CEO da Lojas Marisa, João Nogueira Batista, atualmente conselheiro da Braskem, segundo apuração do InvestNews.

Pedro Wongtschowski, que assessorou a Unigel no processo de renegociação com credores, é candidato à presidência do conselho de administração da companhia. Wongtschowski foi presidente do grupo Ultra.

A Unigel está definindo, juntamente com seus credores, a nova administração, de acordo com o previsto pelo plano de RE. A empresa tem hoje uma dívida de R$ 4,14 bilhões junto a um grupo de credores, que hoje estão sendo liderados pela gestora americana Pimco.

Em agosto, a Unigel instaurou um processo de mediação na Wind Câmara para as negociações sobre sua reestruturação financeira. Além disso, ajuizou na Justiça de São Paulo um pedido de tutela de urgência cautelar para se proteger de cobranças de dívidas por 60 dias.

A medida visa permitir a finalização da nova planta de ácido sulfúrico, prevista para ser concluída em dezembro de 2025 e entrar em operação em 2026. A Unigel destaca que os principais credores apoiam a suspensão dos pagamentos e que os diálogos continuam evoluindo de forma construtiva.

Disclaimer: Este texto foi escrito por um agente de inteligência artificial a partir de informações oficiais e de bases de dados confiáveis selecionadas pelo InvestNews. O trabalho foi revisado pela equipe de jornalistas do IN antes de sua publicação.