A queda na China — o pior desempenho trimestral de vendas desde 2016 — reduziu as remessas globais da Mercedes, que recuaram 12% no período. As entregas também caíram 17% nos EUA, onde a mudança de postura do presidente Donald Trump em relação às tarifas pesou sobre as importações.
A Mercedes e suas concorrentes alemãs estão perdendo terreno na China para rivais locais como a BYD e a Xiaomi, cujos veículos elétricos repletos de recursos estão sendo vendidos abaixo do preço. A BMW AG e a Porsche AG também enfrentam vendas fracas no maior mercado automotivo do mundo, onde a concorrência acirrada está corroendo os preços e reduzindo as margens de lucro.
As ações da Mercedes caíram até 2,5% em Frankfurt. Mas os papéis da empresa ainda acumulam alta de cerca de 2% neste ano.
Desempenho da Mercedes
A fraca demanda por veículos elétricos de luxo está afetando as montadoras, que já enfrentam o crescimento lento na Europa e as taxas alfandegárias nos EUA.
Várias delas corrigiram o curso cortando custos ou redirecionando seus investimentos para modelos com motor a combustão e híbridos.
A Ferrari acredita que pode contrariar a tendência com seu primeiro modelo totalmente elétrico, que a empresa italiana começará a revelar esta semana.
Embora a forte demanda pelo sedã elétrico CLA da Mercedes tenha impulsionado um aumento global de 22% nas vendas de veículos elétricos da empresa em relação ao trimestre anterior, suas remessas permaneceram estáveis em relação ao mesmo período do ano passado.
Os sedãs elétricos EQS e EQE, mais caros, da fabricante fracassaram em grande parte, levantando questões sobre a viabilidade da estratégia do CEO Ola Källenius de impulsionar a Mercedes ainda mais para o segmento de luxo na era da eletricidade.
As vendas de carros da Mercedes na China no terceiro trimestre caíram para 125.100, o menor nível da empresa desde o segundo trimestre de 2016, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Na época, a desaceleração da economia chinesa e a mudança de gostos prejudicaram a demanda por sedãs de luxo.
Desde o início de 2023, a Mercedes tem baseado esses números em remessas no atacado para concessionárias, em vez de entregas no varejo para clientes, alinhando os dados com suas divulgações financeiras.
Um porta-voz da empresa não quis comentar sobre os números mais recentes de vendas na China e a comparação histórica.
A Mercedes-Benz Vans vendeu 83.800 veículos no terceiro trimestre, uma queda de 8% em relação ao ano anterior, embora as vans elétricas tenham sido um destaque. Suas vendas quase dobraram para 8.600 unidades.