A Richemont concordou em vender a relojoeira suíça Baume & Mercier ao grupo italiano Damiani, em meio à desaceleração do mercado de relógios de alto valor.

A Richemont, dona das joalherias Cartier e Van Cleef & Arpels, além de relojoeiras como Piaget e Vacheron Constantin, adquiriu a fabricante de relógios, com quase 200 anos de história, em 1988.

“A Baume & Mercier dá prejuízo há muito tempo e era o filho negligenciado do grupo”, disse Oliver Müller, fundador da consultoria especializada LuxeConsult. “Ela é comparável à Longines. O desinvestimento faz sentido e era necessário para racionalizar essa unidade de negócios.”

Para a Damiani, a aquisição ampliará seu portfólio de marcas, que inclui Salvini, Bliss e Calderoni, além da fabricante de vidro artístico Venini, segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira (22). Os termos financeiros da transação não foram divulgados.

A Damiani, que é uma empresa de capital fechado, também controla a Rocca, distribuidora de relógios e joias de luxo que opera uma rede de boutiques na Itália. “Ambos vamos nos beneficiar desse novo começo”, disse Jérôme Favier, diretor-presidente da Damiani, à Bloomberg.

“O Grupo Damiani vai expandir sua oferta no segmento de relógios e atrair uma nova base de clientes”, afirmou Favier. “A Baume & Mercier poderá contar não apenas com nossa posição sólida no atacado, mas também com nossa forte expertise no mercado relojoeiro.”

O setor de relógios de luxo passou por um ano difícil, afetado pelas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelos preços recordes do ouro e pela demanda fraca na China, o que pesou sobre vendas e exportações. As relojoeiras especializadas da Richemont registraram um aumento de 7% nas vendas no último trimestre do ano passado, sinalizando que a fase de queda pode estar perdendo força.

A expectativa é que o negócio seja concluído no verão de 2026, ainda sujeito a determinadas condições, segundo o comunicado. A Richemont continuará prestando serviços operacionais à Baume & Mercier por um período provisório de pelo menos 12 meses após o fechamento da operação.