Pense nisso como munição para avançar na carreira, que—vamos ser sinceros—não é tão diferente de vencer um concurso de popularidade. A percepção importa.
Isso é especialmente verdadeiro quando empresas que buscam eficiência procuram evidências do impacto dos funcionários. Agora não é hora de contribuições silenciosas. É importante ser visto como um membro-chave da equipe, de preferência se promovendo em vez de criticar colegas.
A Amazon, que anunciou 16 mil cortes de empregos na quarta-feira, teria pedido aos funcionários que enviassem de três a cinco exemplos de seu melhor trabalho neste mês. A medida segue o pedido da editora-chefe da CBS News, Bari Weiss, para que sua equipe explicasse como passa os dias de trabalho, e a exigência do Departamento de Eficiência Governamental para que funcionários públicos listassem suas realizações.
Se você recebeu uma diretiva como essa ou não, há mais pressão para justificar seu emprego à medida que a inteligência artificial se aproxima. Depois de um período em que as empresas contrataram rapidamente e concederam liberdade de trabalho remoto, estamos vivendo uma correção caracterizada por demissões e monitoramento rigoroso.
Portanto, embora se gabar possa ser desconfortável, registrar e divulgar conquistas no trabalho é uma forma de controlar sua narrativa profissional. Pessoas que fazem disso um hábito chamam a coleção de conquistas de “pasta de vitórias”, “pasta do sim” ou “arquivo do sorriso”.
Qualquer que seja o nome, é uma boa ideia estar pronto quando chegar a hora de mostrar seu valor em uma avaliação de desempenho, ciclo de promoção ou busca de emprego.
Ajuda para o currículo
Um caderno de conquistas é o melhor amigo de quem escreve currículos. Esta semana, reconectei-me com Megan Struthers, uma das candidatas que citei em uma coluna de dezembro sobre demissões na temporada de festas. Ela já está quase um mês em um novo cargo.
“Tenho muita sorte de ter encontrado um emprego tão rapidamente e já estar na quarta semana”, diz ela.
De fato, isso não é comum no mercado de trabalho atual para profissionais de colarinho branco, onde muitas vezes leva meses e dezenas de candidaturas para conseguir algo. Mas Struthers está sendo modesta. Ela foi esperta o suficiente para manter o que chamou de “pasta do sim” em sua posição anterior. Isso facilitou a criação de um perfil forte como candidata.
Não há garantia de sucesso, mas manter um registro contínuo de suas conquistas pode ser particularmente útil à medida que as regras de currículo evoluem. Cada vez mais empresas usam softwares para buscar palavras-chave, e os candidatos respondem com entradas detalhadas sobre seu impacto.
Preencher sua pasta às vezes significa buscar elogios, o que pode ser desconfortável. Uma funcionária de uma grande empresa de software me contou que ficou nervosa ao pedir ao gerente um reconhecimento público recentemente. Ela viu um colega receber elogios no Slack por completar um programa de certificação e, tendo obtido a mesma certificação, queria reconhecimento semelhante no aplicativo de mensagens usado pela empresa.
Ela explicou ao gerente por que a demonstração de elogio era importante. Não se tratava de glória pelo próprio prazer, mas sim de criar um registro de realizações, por escrito, que líderes seniores pudessem consultar ao tomar decisões de promoção no futuro.
Além dos números
Vale lembrar que os chefes também não têm vida fácil. Gerentes intermediários estão entre os primeiros a sair quando organizações enxugam equipes, e os que permanecem têm agendas cheias. Conduzir avaliações e promoções pode ser difícil nos melhores momentos; atualmente, é ainda mais complicado.
Apresentar um resumo de suas conquistas pode parecer vaidade, mas pode ser uma ajuda bem-vinda ao seu gerente sobrecarregado.
“Se você está envergonhado de escrever uma avaliação de desempenho, imagine seu gerente que precisa escrever 15 delas”, diz a coach executiva Sabina Nawaz. “Seu trabalho na hora da avaliação é facilitar a vida do seu gerente ao escrever a sua.”
Um grande motivo para manter um caderno de conquistas é se proteger contra viés de recência. Seu chefe provavelmente lembra do que você fez algumas semanas atrás, mas provavelmente precisa de um lembrete daquela tarefa que você executou perfeitamente em março.
Talvez você também precise. Registrar conquistas à medida que acontecem ajuda a garantir que você não se esqueça de mencioná-las depois.
Nawaz, que mantém seu próprio “arquivo do sorriso”, afirma que informações qualitativas são especialmente importantes de registrar. Muitas empresas usam métricas de desempenho, então é provável que seu gerente já saiba que você está atingindo essas metas. Por outro lado, uma carta de agradecimento elogiosa de um cliente é algo que você pode citar como prova de suas habilidades interpessoais.
Aumentando a confiança
Uma lista de coisas das quais você se orgulha não é só para impressionar os outros.
Ally Andrus deixou uma empresa onde estava infeliz no outono passado. Ela não tinha ofertas ou entrevistas marcadas — apenas sua “pasta de vitórias”. Começou um novo emprego em vendas 20 dias depois.
Mesmo quando não está procurando emprego, Andrus às vezes consulta sua pasta para ganhar confiança em dias difíceis.
“Eu estava dizendo a uma amiga: ‘Talvez eu deva começar uma pasta de vitórias para minha vida pessoal também’”, diz ela.
Ter boas recordações para revisitar é um dos motivos pelos quais tantas pessoas mantêm diários e cadernos. Seria inteligente levar o mesmo hábito para o escritório.
Escreva para Callum Borchers no e-mail callum.borchers@wsj.com
Traduzido do inglês por InvestNews