Siga nossas redes

Análise

Morning Call: falta de dados da Ômicron e novos casos de covid preocupam bolsas

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

bolsa covid

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Ainda aguardando maiores detalhes sobre a variante Ômicron da covid, os mercados vivem novamente momentos de cautela que podem resultar em novas restrições pelos países. O cofundador da empresa de biotecnologia e fabricante de vacinas da Moderna, Noubar Afeyan, se mostrou surpreso ao falar sobre as mutações do vírus e sobre a possível dificuldade de eficácia das vacinas atuais sobre a nova variante mais transmissível que acabou preocupando os mercados. Na Ásia, a terça feira foi majoritariamente de queda com a bolsa do Japão com queda de 1,63%, Shanghai com leve alta de 0,03%, Hang Seng com -1,58%, Córeia do Sul com -2,42%.

Na Europa, os mercados seguem o ritmo negativo de aversão ao risco global e os mercados acompanham de perto a evolução de novos casos de covid em países da zona do Euro. Hoje foram divulgados os dados da taxa de desemprego da Alemanha em novembro que se manteve em 5,3% e em linha com a expectativa de mercado.. Já a prévia do índice de inflação ao consumidor acumulado em 12 meses passou de 4,1% em outubro para 4,9% em novembro superando os 4,5% esperados pelo mercado. mesmo o núcleo do índice, que exclui alimentos e energia, subiu de 2% para 2,6%. Com esses dados, a bolsa da Alemanha opera próxima de -1,49%, Grã Bretanha -1,23%, França -1,49%, Espanha -1,97% e o índice Euro Stoxx com -1,65%.

Nos EUA, o chefe do FED, Jerome Powell disse que apesar da perspectiva otimista de controle da inflação para 2022, a nova variante descoberta pode atrasar essa normalização da pressão inflacionária uma vez que o país volta a registrar um crescimento de novos casos. Esse novo fator pode acabar resultando em um adiantamento do processo de subida dos juros nos EUA, quem vem sendo debatido entre membros do FED como uma saída para conter a alta dos preços mas que poderia prejudicar a recuperação econômica do país. Os mercados futuros dos EUA registram queda majoritária com Nasdaq -0,58%, S&P 500 com -1,12% e Dow Jones com -1,36%

Nas commodities, o desempenho é de queda na maioria com Milho com -1,05%, Ouro com +0,68%, Petróleo Brent -2,73%, Petróleo Brent com -2,73%, Bitcoin com +0,02% e o índice VIX, que reflete a aversão ao risco no mercado dos EUA, apresenta alta de 17,20%

Cenário no Brasil

Com previsão de análise em plenário da PEC dos precatórios para quinta feira, 02/11, o mercado deve acompanhar a dados econômicos nessa terça como o resultado orçamentário de outubro, taxa de desemprego e índice Caged sendo que o mercado aposta em uma aprovação da PEC como resultado mais provável. A curva de juros tem caído bem, fazendo apenas a ponta curta sofrer um ajusta positivo em novembro reforçando a configuração de uma curva de juros invertida com taxas maiores entre o período de 2022 e 2023.

Ibovespa

Fonte: Tradingview

O Índice vem conseguindo manter a zona dos 102 mil pontos como suporte mas ainda sim é negociado abaixo das médias diárias de 21 e 200 períodos. Em um período mais amplo, o índice se aproxima da média semanal de 200 períodos que está perto dos 99.700 pontos e ascendente, que deve servir como suporte dinâmico ao mesmo tempo que semanas de possíveis correções possam acontecer fazendo o índice ter alguma recuperação de curto prazo.

Indicadores econômicos e eventos

Brasil
CCJ do Senado deve votar PEC dos precatórios
IBGE: Taxa de desemprego em setembro na Pnad contínua
BC: Resultado primário do Setor público em outubro
Campos Neto (BC) palestra no Encontro Anual dos Dirigentes de Bancos, promovido pela Febraban (10h)
Bolsonaro se filia ao PL (10h30)
Tesouro faz leilão de NTN-B para 15/08/2026, 15/08/2030 e 15/05/2055 (11h)
Campos Neto participa do 7º Webinário – Tecnologias para emissão e compatibilidade com arranjos existentes (12h)
Caged: vagas de emprego formal em outubro (15h30)
EUA
PMI/ISM de Chicago de novembro
Powell e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, testemunham perante o Comitê Bancário do Senado
Índice de confiança do consumidor medido pelo Conference Board em novembro
Zona do Euro
IPC de novembro

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.