Siga nossas redes

Análise

Morning Call: IGP-M vem levemente abaixo do esperado

O último dado do IGP-M veio 0,59%, melhor do que o esperado, 0,69%.

A imagem mostra a tela de um computador com cotações do mercado financeiro. (Foto: Pixabay)
Mercado financeiro. (Foto: Pixabay)

Bolsas no exterior voltam a ser pressionadas

O fraco desempenho das bolsas Asiáticas nesta última sessão está atrelado a realização das bolsa Americanas no dia anterior, marcado com forte realizações de aproximadamente -2%. Com isso o fechamento em baixa do Hang Seng em Hong Kong foi de -1,88%, Nikkei em Tóquio -0,91% e CSI300 -1,54%. Lembrando que o governo do presidente Joe Biden acrescentou 5 empresas da China na lista de proibição comercial, por suspeita de apoiarem a Rússia na industria militar.

Nesse momento as bolsas na Europa operam na mínima do dia, o temor com a inflação permanece após dados vindos da Espanha. A inflação divulgada no país veio a mais alta desde 1985, e em paralelo o receio de que a economia poderia desacelerar além do esperado. Mesmo com a perspectiva de retração o dia é de alta até o momento para o petróleo do tipo Brent, que opera com valorização de +0,53% aos $118.78 dólares. Neste momento o FTSE em Londres opera em queda de -0,54%, DAX em Frankfurt -1,93% e o CAC em Paris com baixa de -1,30%.

Até o fechamento da última semana o mercado norte americano parecia querer encerrar o semestre com desempenho um pouco melhor do que era visto. Pois o drawdown (realização atual em relação ao topo histórico) atual ronda a média histórica de -22% e normalmente o mercado consegue reagir logo em seguida. No morning call de ontem já tinha sido informado que novas vendas poderiam ocorrer para o SP500 e foi cravada a máxima do dia, agora é aguardar pois o viés ainda é negativo.

IGP-M vem levemente abaixo do esperado

Por aqui o IGP-M foi divulgado agora a pouco, vindo levemente acima do dado anterior que foi de 0,52% na base mensal. Mas os atuais 0,59% vem um pouco melhor do que o mercado tinha como projeção, 0,69%. Vamos ver se seria suficiente para aliviar os juros futuros que ontem operavam em forte alta de +2,03% aos 13,58. Lembrando que 13,70 é uma barreira muito importante e a superação poderia acentuar ainda mais a alta. Lembrando que o mercado continua de olho e aguardando a nova PEC dos combustíveis.

A recuperação do IBOV veio exatamente até o limite da média exponencial como indicado no call anterior. Sendo assim o fechamento volta novamente acima dos 100 mil pontos mas ainda respeitando a barreira importante que está na faixa dos 101 mil. Como estamos caminhando para o fechamento do semestre vamos ver se o mercado vai tentar encerrar o mês de junho com a variação do ano zerada. A região da mínima da semana passada passa a ser um ponto a ser acompanhado.

gráfico do Ibovespa hoje 29-06-22 apesar da melhora, o viés ainda é negativo para o curto prazo

Bitcoin

Ajustando ao novo valor de curto prazo que o Bitcoin precisa fechar acima para começar a esboçar uma melhora, $21.150 dólares. Lembrando que a briga nos 20 mil dólares deve continuar e se não segurar acima pode abrir espaço para realizações mais expressivas, pois o próximo patamar para sustentar os preços estaria apenas nos 10 mil dólares, o que representaria uma queda de -50% do valor atual.

gráfico do bitcoin hoje 29-06-22 apesar da melhora, o viés ainda é negativo para o curto prazo

OI (OIBR3 / OIBR4)

As ações da OI operam com o longo prazo em queda desde os 1,80 e no curto prazo se tiver algum sinal de força ela pode tentar buscar a faixa dos 0,68 e o mais otimista 0,83. Já para o lado negativo a realização poderia seguir testando inicialmente a faixa dos 0,47 e se não sustentar por ai 0,43. Lembrando que as ações da empresa já deveriam ter um plano para agrupar, pois sua cotação já está abaixo de 1 real além do tempo permitido pela B3, apesar da bolsa ter autorizado ela permanecer testa forma por mais um tempo.

gráfico da OIBR3 hoje 29-06-22 apesar da melhora, o viés ainda é negativo para o curto prazo
09:00BRAIGP-M
09:30EUAPIB
10:00EUADiscurso Powell, presidente do FED
10:00EURDiscurso Christine Lagarde, presidente do BCE
11:30EUAEstoques de Petróleo Bruto
12:00EURDiscurso Christine Lagarde, presidente do BCE
14:05EUADiscurso Bullard, membro do FOMC
22:30CHIPMI Industrial

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.