Siga nossas redes

Análise

Morning Call: maior risco para o Ibovespa, não é a variante Delta, é a política!

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

Cenário global: a movimentação do tesouro americano para fazer frente à volta do teto de gastos nos EUA e o alerta de um diretor do Fed sobre a possibilidade de o tapering (redução de estímulos) começar em outubro pesaram no fechamento em NY ontem, podem continuar a repercutir hoje e impactar o mercado doméstico que já têm muitos desafios. Porém, pelo lado mais otimista, os fortes balanços da gigante de petróleo BP, bancos e outras empresas levam as bolsas e ações de empresas europeias a máximas recordes nesta terça-feira, mesmo com preocupações sobre os crescentes casos da variante Delta do coronavírus e medidas regulatórias da China, que continuam no radar dos investidores. Os resultados corporativos do segundo trimestre têm sido fortes, com 66% das empresas do STOXX 600 que já divulgaram seus balanços, mais da metade, superando as expectativas de lucro dos analistas, de acordo com dados da Refinitiv IBES.

As bolsas europeias abriram em alta, com o Stoxx 600 batendo recorde intraday. Os setores de óleo e gás se destacam, após a BP (+5,63% na bolsa de Londres) ter anunciado bom lucro e ter elevado seus dividendos, além de anunciar recompra de ações. Também o Société Générale (+6,31% na bolsa de Paris) dá um salto, depois de ter aumentado sua previsão de lucros para este ano. 

Ásia: bolsas fecham majoritariamente em queda com ameaça regulatória e temor com variante Delta do coronavírus; Na China continental, a bolsa de Xangai fechou em queda de 0,47%, aos 3.447,99 pontos; Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,50%, para 27.641,83 pontos; Em Hong Kong, Hang Seng caiu 0,16%, aos 26.194,82 pontos; em Seul, Kospi subiu 0,44%, para 3.237,14 pontos; Europa: índice Stoxx 600 sobe 0,35%, aos 466,08 pontos; Bolsa de Frankfurt ganha 0,17%, Londres + 0,39%, Paris + 0,93% e Madri + 0,21%; NY / Pré-mercado: futuro do Dow Jones sobe 0,45%, do S&P 500 + 0,39% e do Nasdaq + 0,17%; Petróleo: Brent para outubro sobe 0,49%, a US $ 73,25 o barril; WTI para setembro ganha 0,53%, para US $ 71,64; Ouro para dezembro cai 0,46%, cotado a US $ 1.813,75 a onça-troy.

Brasil: nesta terça-feira, teremos o primeiro dia de reunião de política monetária do Banco Central, ao mesmo tempo em que aguardam declarações do ministro da Economia no webinar do Poder360, em meio ao tenso clima político em Brasília e investidas do governo em medidas populares que poderão agravar a quadro fiscal do país. O Copom inicia sua reunião nesta terça-feira, com expectativa de aumento de 1 ponto percentual da taxa Selic, atualmente em 4,25%. O cenário político, como de costume, segue no radar, depois do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolver reagir formalmente às suspeitas lançadas pelo presidente Jair Bolsonaro de que haveria fraude nas urnas eletrônicas e que o pleito do próximo ano poderia ser marcado por irregularidades. Vejo isso como o maior risco para os mercados domésticos no médio prazo.  

Ibovespa: fechou em alta na segunda-feira, com Itaú Unibanco entre os principais destaques do dia antes do resultado trimestral, embora o fôlego na bolsa paulista tenha enfraquecido, em meio à piora das ações da Petrobras e ao recuo das bolsas em NY. O índice Bovespa subiu 0,59%, aos 122.515,74 pontos, com volume financeiro de R$ 30,9 bilhões. O IBOV segue em tendência de alta no longo prazo, porém um movimento de queda no curto prazo foi consolidado, após encontrar grandes dificuldades de seguir acima dos 130 mil pontos, em seguida romper abaixo dos 124 mil pontos e cruzar abaixo da média móvel curta (21 períodos).

TradingView Chart Snapshot
Indicadores:
FGV: IPC-S Capitais de julho (8h)
IBGE: Produção industrial de junho (9h)
Brasil: Balanços de Bradesco, XP e Omega Geração, após o fechamento do mercado
Definição de preço de ações da Raízen em IPO
Fipe: IPC de julho projeta mediana de 0,93%, na margem (5h)
Paulo Guedes participa de webinar sobre precatórios do site Poder360 com o ministro do STF Gilmar Mendes (9h)
Presidente da Câmara , Arthur Lira, participa de webinar da CNI sobre reforma administrativa (9h)
EUA / Deptº do Comércio: encomendas à indústria de junho (11h)
EUA / API: Estoques de petróleo da semana até 30/07 (17h30)
EUA: Balanço de ConocoPhillips, após o fechamento do mercado
Reino Unido: Balanço de BP, antes da abertura do mercado
Zona do euro / Eurostat: PPI de junho e Núcleo do PPI (6h)
Japão / IHS Markit / Jibun Bank: PMI composto final de julho e PMI de serviços (21h30)
China / IHS Markit / Caixin: PMI composto final de julho e PMI de serviços (22h45)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.