Siga nossas redes

Análise

Morning Call: preocupação com inflação global está no radar em semana mais curta

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

Cenário global de bolsa de valores

Os mercados iniciam a semana em tom negativo impactados pelo risco inflacionário global em uma semana mais curta devido ao feriado de sexta feira, 15/04, que deve manter as bolsas do Brasil, EUA, Alemanha, Reino Unido entre outras fechadas.

O mercado asiático tem Japão: -0,61%, Shanghai: -2,61%, Hang Seng: -3,03%, Índia: -0,62%, Taiwan: -1,37% e Coreia do Sul: -0,27%. As bolsas refletem o resultado de inflação da China divulgado no domingo com IPC de março se mantendo estável em 0% frente à expectativa de -0,1% pelo mercado. No resultado acumulado em 12 meses, o IPC avançou 1,5% superando a alta esperada de 1,2% pelo mercado. Outro índice divulgado foi o IPP em 12 meses com uma alta de 8,3% também superando a expectativa de 7,9%.

A China ainda mantém uma política monetária de estímulo econômico através de baixas taxas de juros de curto prazo como forme de retomar o ritmo do crescimento do país que vem dando sinais de desaceleração.

Sem grandes avanços nos diálogos entre Rússia e Ucrânia ,os mercados europeus também ficam majoritariamente em queda com Alemanha: -0,47%, Reino Unido: -0,43%, França: +0,71%, Espanha: -0,05% e o índice Euro Stoxx: -0,03%. A bolsa francesa , a única operando positiva no começo da segunda feira, repercute a disputa presidencial entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen que vão à segundo turno em 24/04 com o atual presidente Macron na liderança nas pesquisas eleitorais. E um importante discurso de McCaul, membro do Banco Central Europeu, está marcado a tarde onde o mercado deve ter atualizações sobre a postura do BC Europeu sobre juros e inflação.

Os pré mercados dos EUA amanhecem negativos com Nasdaq: -0,72%, S&P 500: -0,35% e Dow Jones: -0,05%. O mercado deve prestar atenção aos discursos de Evans (presidente do Fed de Chicago), Raphael Bostic (Presidente do Fed de Atlanta), Bowman e Willians (membros do FOMC) para saber quais são as visões em relação à inflação e ritmo de elevação da taxa de juros nos EUA.

Cenário no Brasil

O mercado ainda reage à divulgação na sexta feira, 08/04, do IPCA de março com uma alta de 1,62%, superando a estimativa de 1,28% pelo mercado e trazendo o acumulado em 12 meses de 10,54% de fevereiro para 11,30% em março, também acima da projeções de 10,98%.

O mercado não parece acreditar que a Selic deve atingir seu máximo em 12,75% como previu o presidente do nosso BC, Roberto Campos Neto, e agora as taxas embutidas na curva mostram apostas da Selic terminal em 13,75% e se mantendo estável por mais tempo do que antecipado.

Está marcada para quarta feira, 13/04, a Assembleia Geral Ordinária da Petrobrás para aprovação das indicações de José Mauro Coelho para presidência da companhia, e de Marcio Weber para o conselho de administração, feitas pelo governo.

Ainda na semana passada a Petrobrás havia sinalizado uma redução de 5,58% no preço do gás de cozinha direto nas refinarias. A queda do dólar e preços menos voláteis no petróleo também podem ajudar a controlar ou até reduzir o preço de outros derivados Na manhã de hoje, o Petróleo Brent era negociado a US$ 98,78 (-3,87%).

Ibovespa

O índice deu sinais de correção após atingir os 121.578,84 pontos na semana passada e atualmente está comportado próximo à média móvel de 21 períodos e acima da média de 200 períodos com maior folga.

Fonte: TradingView

Indicadores econômicos e eventos

Brasil
IPC-Fipe
Balança Comercial
Presidente do BC, Campos Neto, participa de evento Arko Advice (9h)
Pesquisa eleitoral – XP/Ipespe para Governo de São Paulo (9h)
EUA
Discurso do Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic
Discurso do Presidente do Fed de Chicago, Charles Evans
Discurso de Willians e Bowman, membros do FOMC
União Europeia
Discurso de McCaul, membro do Banco Central Europeu
Reino Unido
PIB e Produção Industrial

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.