Siga nossas redes

Análise

Morning Call: segunda feira com feriado nos EUA e reações ao PIB da China

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

eua e china
China diz que vai prorrogar isenção de tarifas para algumas importações dos EUA April 14, 2021. REUTERS/Aly Song/File Photo

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Os mercados asiáticos já repercutem os dados divulgados ontem da economia chinesa que mostrou um crescimento de 1,6% no PIB do 4º trimestre, acima do 1,1% esperado pelo mercado na comparação com o 3º tri enquanto a comparação anual teve alta de 4%, também superando os 3,6% de projeção de mercado.. A produção industrial chinesa teve alta de 4,3% em dezembro após a alta de 3,8% de novembro e superou bem os 3,6% esperados pelo mercado. Já a taxa de desemprego teve ligeiro aumento de 5% para 5,1%, e as vendas no varejo em dezembro tiveram um crescimento de 1,7% na comparação com novembro, bem abaixo dos 3,7% esperados pelo mercado. Com isso, as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente positivas com Japão: +0,74%, Shanghai: +0,58%, Hang Seng: -0,68%, Índia: +0,29%, Taiwan: +0,66% e Coreia do Sul: -1,09%.

As bolsas dos EUA tem dia de descanso pelo feriado do dia de Martin Luther King Jr nessa segunda feira, 17/01, que deve resultar em uma diminuição no volume de negociações em várias bolsas. Apesar disso, os futuros dos EUA são negociados normalmente e tem Nasdaq: +0,05%, S&P: +0,11% e Dow Jones: +0,15%.

Sem grandes eventos econômicos na agenda local dos mercados europeu, predomina o tom positivo nessa segunda feira com Alemanha: +0,33%, Reino Unido: +0,57%, França: +0,55%, Espanha: +0,49% e o índice Euro Stoxx: +0,53% em um início de semana marcado pela liquidez reduzida nos mercados devido ao feriado nos EUA.

Cenário no Brasil

A semana promete turbulência no cenário político por conta das paralisações de servidores públicos de mais de 20 categorias, como mais auditores da Receita Federal, servidores da CVM e funcionários do Banco Central entre outros, com data de início na terça feira, 18/01, com reinvindicações de reajuste salarial após a proposta inicial do Governo de reajuste apenas para a classe de policiais federais, que inclusive já foi dada como incerta pelo próprio Presidente após repercussões negativas.

Nos indicadores do dia, o IGP-10 teve alta de 1,8% em janeiro após a queda de 0,1% registrada em dezembro. O resultado fica acima das expectativas de queda de 0,5%. Às 08:25 o Banco Central divulga o Boletim Focus e o IBC-Br, conhecido como a “prévia do PIB” às 09:00.

Ibovespa

O índice veio de uma semana positiva onde fomos de 102 mil pontos até os 106.927,79 pontos no encerramento da semana. O índice conseguiu fechar a semana negociado acima da média diária de 21 períodos (linha verde no gráfico) enquanto a faixa dos 108.600 pontos pode ser uma zona de resistência imediata e que precisaria ser ultrapassada antes de buscar a média móvel diária de 200 períodos (linha roxa no gráfico).

Fonte: TradingView

Indicadores e eventos

Brasil
Boletim Focus
Roberto Campos Neto participa de reunião da All Governors’ Meeting, promovida pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), por videoconferência (9h)
IBC-BR
Balança comercial semanal
EUA
Feriado de Luther King mantém mercados fechados
Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, fala no National Action Network’s Annual King Day Breakfast (10h30)
Bélgica
Reunião do Eurogrupo
Suíça
Presidente da China, Xi Jinping, conselheiro médico chefe da Presidência dos EUA, Anthony Fauci, secretário-geral da ONU, Antonio Guterres e primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, falam na reunião anual do Fórum Econômico Mundial

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.