Siga nossas redes

Análise

Morning Call: temporada de balanços segue mas foco continua em fiscal

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 minutos

Cenário global e bolsa de valores

A temporada de balanços nos EUA continua enquanto mais de 80% das empresas tem reportado resultados em linha ou acima das expectativas de mercado impulsionando mercados a novos topos históricos.

Na Europa, o PMI Industrial do Reino Unido de outubro subiu para os 57,8 pontos após os 57,1 pontos de setembro. O resultado supera os 57,7 pontos de expectativa de mercado. As vendas no varejo de setembro na Alemanha tiveram uma queda de 2,5% contrariando o crescimento esperado de 0,6% pelo mercado. Nessa segunda, o índice da bolsa alemã tem alta de 0,72%, Reino Unido +0,45%, França +0,87%, Espanha +1,31%, e o índice Euro Stoxx +0,61%.

No domingo foram divulgados os PMIs Industriais do Japão que passou dos 51,5 pontos de setembro para 53,2 pontos em outubro, e da China que passou dos 50 pontos em setembro para 50,6 pontos em outubro. O Partido Liberal Democrata conseguiu emplacar a vitória do primeiro ministro japonês Fumio Kishida nas eleições de domingo no Japão ajudando o índice Nikkei a se destacar das outras bolsas asiáticas hoje ao fechar com alta de 2,61%, o índice de Shanghai teve queda de 0,08%, Hangseng fechou com queda de 0,88%, i índice da Coreia do Sul teve leve alta de 0,28%.

As commodities tem um início de semana levemente positivo com milho: +0,24%, Ouro: -0,01%, Petróleo Brent: +0,66%, Petróleo WTI: +0,29% e o minério de ferro chinês: -2,81%.

Cenário no Brasil

A temporada de balanços segue forte com a divulgação de resultados de empresas como Hering, Itaú, Pão de Açúcar, Bradesco, Minerva, Eneva entre outras empresas na semana, Mas nem mesmo os resultados sólidos divulgados até o momento conseguiram reverter as preocupações do mercado em relação a resolução dos impasses fiscais. Com uma segunda feira com liquidez reduzida pelo feriado na terça feira, o mercado deve acompanhar a votação da PEC dos precatórios que deve acontecer na quarta feira.

Ibovespa

Fonte: TradingView

O índice Bovespa continua a descolar do desempenho das bolsas mundiais ao retornar aos 103.500 pontos. Após 2 semanas de quedas expressivas, o índice pode passar por pregões positivos de correção mas que dificilmente devem reverter a tendência principal de queda. A região de suporte abaixo é próxima aos 100.000 pontos e o índice segue sendo negociado abaixo das médias diárias de 200 e 21 períodos.

Juros

Após mais uma semana de alta volatilidade na curva de juros, os contratos de juros futuros apresentam taxas elevadas acima de 12% em vencimentos a partir de 2023 sinalizando uma preocupação do mercado em relação a inflação no curto prazo e o aperto do ritmo de alta da Selic necessária. A elevação dos juros negociados impacta tanto a marcação a mercado dos títulos de renda fixa como a precificação do “valor justo” das ações negociadas na Bolsa e também, como consequência, traz uma percepção maior de risco pelo investidor que resulta em pressão compradora de dólar.

Dólar

A moeda norte americana segue sua tendência de alta dentro da faixa que vai de R$ 5,00 até R$ 5,90 que vem sendo testada desde maio de 2020 e é negociado atualmente acima das médias diárias de 200 e 21 períodos.

Indicadores econômicos e eventos

Brasil
Relatório Focus
IPC-Fipe
PMI Industrial (out)
Balança Comercial
EUA
Gastos de Construção (set)
Índice ISM do setor de Manufatura (out)

Invista com rentabilidade altíssima alavancando seus ganhos! Invista em Índice!

Anúncio Patrocinado Probabilidades Samy Dana Probabilidades Samy Dana
ANÚNCIO PATROCINADO      Carteira de Dividendos Agosto

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Cripto no App Nu