Siga nossas redes

Análise

Morning Call: temporada de balanços segue mas foco continua em fiscal

Os principais fatos que podem impactar os mercados hoje e uma breve análise do índice Bovespa.

Cenário global e bolsa de valores

A temporada de balanços nos EUA continua enquanto mais de 80% das empresas tem reportado resultados em linha ou acima das expectativas de mercado impulsionando mercados a novos topos históricos.

Na Europa, o PMI Industrial do Reino Unido de outubro subiu para os 57,8 pontos após os 57,1 pontos de setembro. O resultado supera os 57,7 pontos de expectativa de mercado. As vendas no varejo de setembro na Alemanha tiveram uma queda de 2,5% contrariando o crescimento esperado de 0,6% pelo mercado. Nessa segunda, o índice da bolsa alemã tem alta de 0,72%, Reino Unido +0,45%, França +0,87%, Espanha +1,31%, e o índice Euro Stoxx +0,61%.

No domingo foram divulgados os PMIs Industriais do Japão que passou dos 51,5 pontos de setembro para 53,2 pontos em outubro, e da China que passou dos 50 pontos em setembro para 50,6 pontos em outubro. O Partido Liberal Democrata conseguiu emplacar a vitória do primeiro ministro japonês Fumio Kishida nas eleições de domingo no Japão ajudando o índice Nikkei a se destacar das outras bolsas asiáticas hoje ao fechar com alta de 2,61%, o índice de Shanghai teve queda de 0,08%, Hangseng fechou com queda de 0,88%, i índice da Coreia do Sul teve leve alta de 0,28%.

As commodities tem um início de semana levemente positivo com milho: +0,24%, Ouro: -0,01%, Petróleo Brent: +0,66%, Petróleo WTI: +0,29% e o minério de ferro chinês: -2,81%.

Cenário no Brasil

A temporada de balanços segue forte com a divulgação de resultados de empresas como Hering, Itaú, Pão de Açúcar, Bradesco, Minerva, Eneva entre outras empresas na semana, Mas nem mesmo os resultados sólidos divulgados até o momento conseguiram reverter as preocupações do mercado em relação a resolução dos impasses fiscais. Com uma segunda feira com liquidez reduzida pelo feriado na terça feira, o mercado deve acompanhar a votação da PEC dos precatórios que deve acontecer na quarta feira.

Ibovespa

Fonte: TradingView

O índice Bovespa continua a descolar do desempenho das bolsas mundiais ao retornar aos 103.500 pontos. Após 2 semanas de quedas expressivas, o índice pode passar por pregões positivos de correção mas que dificilmente devem reverter a tendência principal de queda. A região de suporte abaixo é próxima aos 100.000 pontos e o índice segue sendo negociado abaixo das médias diárias de 200 e 21 períodos.

Juros

Após mais uma semana de alta volatilidade na curva de juros, os contratos de juros futuros apresentam taxas elevadas acima de 12% em vencimentos a partir de 2023 sinalizando uma preocupação do mercado em relação a inflação no curto prazo e o aperto do ritmo de alta da Selic necessária. A elevação dos juros negociados impacta tanto a marcação a mercado dos títulos de renda fixa como a precificação do “valor justo” das ações negociadas na Bolsa e também, como consequência, traz uma percepção maior de risco pelo investidor que resulta em pressão compradora de dólar.

Dólar

A moeda norte americana segue sua tendência de alta dentro da faixa que vai de R$ 5,00 até R$ 5,90 que vem sendo testada desde maio de 2020 e é negociado atualmente acima das médias diárias de 200 e 21 períodos.

Indicadores econômicos e eventos

Brasil
Relatório Focus
IPC-Fipe
PMI Industrial (out)
Balança Comercial
EUA
Gastos de Construção (set)
Índice ISM do setor de Manufatura (out)
https://www.youtube.com/watch?v=DxlpXNwAlcg

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.