Siga nossas redes

Análise

Otimismo do mercado vai perdendo força

Os principais fatos que podem impactar os mercados e uma breve análise do nosso índice Bovespa.

imagem ilustrativa: ações ibovespa

Cenário Global e de Bolsa de Valores

Mercado Asiático

As ações chinesas recuaram nesta quarta-feira diante da fraqueza dos papéis de tecnologia, com o regulador do mercado no país aplicando novas multas a vários nomes importantes de alta tecnologia.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 1,01%, enquanto o índice de Xangai recuou 1,02%.

Mercado Europeu

A recuperação econômica da zona do euro vacilou em dezembro uma vez que o ressurgimento das infecções por Covid-19 afetou o crescimento do setor de serviços do bloco, mostrou uma pesquisa, e pode enfraquecer ainda mais se restrições mais duras forem adotadas.

E nesta quarta-feira as ações europeias amanheceram positivas, uma vez que ganhos nos setores de automóveis, produtos químicos e petróleo ajudaram a conter preocupações sobre aperto na política monetária dos Estados Unidos e restrições regulatórias na China. O FTSE em Londres com alta de 0,23%, o DAX na Alemanha com alta de 0,60%, a IBEX de Madri opera em alta de 0,12% e a CAC de Paris opera em alta de 0,47%.

Mercado Norte Americano

O otimismo com que os mercados internacionais iniciaram o ano mostrava sinais de perda de força nesta quarta-feira, em meio a preocupações com a inflação e o aperto da política monetária nos Estados Unidos.
A mudança no foco do mercado de volta para as perspectivas para as altas de juros nos EUA reavivou a rotação de ações sensíveis ao crescimento para aquelas que oferecem rendimento, como financeiras e industriais.

Futuros: Dow Jones (+0,04%), S&P 500 (-0,06%); Petróleo: Brent (+0,02%), WTI (-0,05%); Ouro (+0,22%).

Cenário no Brasil

Casos de infecção simultânea de Covid-19 e outro tipo de vírus respiratório, como influenza, começaram a ser identificados país afora, em meio ao avanço da variante Ômicron e o relaxamento dos cuidados das pessoas com medidas de prevenção contra o coronavírus na virada do ano. A chamada “flurona”, acrônimo formado pelos nomes dos vírus influenza e coronavírus, já foi detectada pelas autoridades sanitárias de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de haver relatos de outros lugares em que a coinfecção tem ocorrido.

Em relação ao presidente Jair Bolsonaro, os médicos informaram na terça-feira (4) que ele teve boa aceitação da dieta líquida oferecida durante o dia, o que motivou a retirada da sonda nasogástrica, e não precisará passar por uma cirurgia pois a obstrução intestinal que o levou a ser internado se desfez. Mas ainda não há previsão de alta.

Ibovespa
O Ibovespa fechou em baixa de 0,39% na terça-feira (4), aos 103.514 pontos. O volume financeiro do pregão foi de R$25,2 bi.O IBOV segue em tendência de baixa no longo prazo ao cruzar a média móvel de 200 períodos de cima para baixo e formar topos e fundos descendentes.

No gráfico semanal, o IBOV fechou abaixo da média móvel de 9 períodos na última semana, o que pode demonstrar um viés mais baixista para os próximos dias. Como suporte imediato temos a região de 100.080 pontos (Média Móvel Exponencial de 200 períodos) e como resistência imediata a região dos 105.630 pontos (Média Móvel Exponencial de 9 períodos). Qualquer movimento positivo neste momento será considerado um pullback (correção), dentro de uma tendência predominante de baixa. Ainda não há sinais de retomada altista para o IBOV no curto prazo.

Indicadores econômicos e eventos
EUA: Variação de Empregos Privados ADP  (10:15h)
EUA: Estoques de Petróleo Bruto  (12:30h)
EUA: Atas da Reunião do FOMC (16:00h)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.