Siga nossas redes

Cafeína

Blue Chips: conheça 8 ações de primeira linha da bolsa brasileira

Apesar de a B3 não ter uma lista específica para indicar as suas blue chips, algumas características apontam para essas ações de 1ª linha

Publicado

em

O termo Blue Chip é muito usado no mercado acionário, e diz respeito às ações de primeira linha, ou seja, aquelas que pertencem a empresas consolidadas, de grande porte e com boa saúde financeira. Geralmente são os papéis mais cobiçados da bolsa de valores e possuem bom volume de negociação.

Essas ações de primeira linha estão bem posicionadas no seu ramo de atuação, costumam ter boa liquidez, pagar bons dividendos e têm crescimento sólido. Porém, não existe uma lista oficial fornecida pela bolsa apontando quais são as blue chips. É preciso identificar elas.

E para saber quais ações se enquadram nessa categoria, é preciso se atentar para dois pontos principais, que são: o valor de mercado da companhia de capital aberto ser acima dos 20 bilhões de reais. E se essas ações possuem um alto volume de negociação. Um ponto adicional é que, estes são papéis que têm maior representatividade na bolsa de valores. As blue chips são uma referência para o mercado, e servem como um termômetro quanto ao desempenho da bolsa. Ou seja: se muitas dessas ações caem, logo o índice tende a cair também. Se elas operam em alta, o índice tende a subir.

E entre essas características, existem outras para identificar uma verdadeira blue chip, que são: liquidez; forte geração de caixa da respectiva companhia; se as finanças da empresa listada estão saudáveis e com crescimento estável; boa governança e gestão transparente; se têm boa distribuição de lucros, como dividendos e juros sobre capital próprio (caso a companhia tenha essa política); grande volume de negociação das ações na bolsa.

No Cafeína de hoje, Dony e Samy trazem as principais blue chips da B3, S&P 500 e Dow Jones.

Leia mais:
Small caps x blue chips: quais ações levam a melhor na crise?

Small caps: veja 8 ações da nova carteira recomendada para dezembro

Investir em Ações é ainda mais fácil com taxa de corretagem ZERO! Aproveite agora

Anúncio Patrocinado Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem! Invista em Ações com TAXA ZERO de corretagem!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.