Siga nossas redes

Cafeína

Como diversificar na renda fixa com debêntures?

O Cafeína de hoje mostra como funciona o investimento em debêntures, os tipos existentes, além dos prós e contras da modalidade.

Quando o assunto é rentabilidade, os investidores saem literalmente à caça em busca de uma maior alavancagem da sua carteira de investimento. Alguns gostam de ir além e acessar produtos mais sofisticados, apesar de alguns oferecerem mais riscos. E este é o caso das debêntures.

Porém, fica a pergunta: em qual contexto ou situação vale a pena o investimento em debêntures? E afinal, no que consiste o investimento em debêntures?

O que são debêntures?

As debêntures lembram os títulos públicos negociados pelo Tesouro Direto. Só que em vez de financiar o governo, quem compra as debêntures está emprestando o seu dinheiro para uma empresa. Então são títulos de crédito emitidos por empresas em busca de dinheiro.

Em vez de a empresa se endividar emprestando dinheiro de bancos, ela emite estes títulos em bolsa. Isso porque essa é uma forma mais flexível e barata de captar recursos. A companhia vai pagar juros menores em troca desse empréstimo. Só que neste caso, quem compra debêntures não se torna sócio dessa companhia como acontece quando se investe em ações. E a empresa, neste caso, não vende parte do seu capital quando emite debêntures.

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio explicam como funciona o investimento em debêntures, quais os tipos e para quais objetivos as debêntures são indicadas. Além dos prós e contras da modalidade enquadrada na categoria de renda fixa.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.