Siga nossas redes

Cafeína

Estes fundos perdem até da poupança em 2020; veja onde investir para fugir deles

A maioria dos fundos de renda fixa rendeu menos que a poupança entre janeiro e abril de 2020; Samy Dana explica como a pandemia afetou esses investimentos e indica aplicações para ganhar mais dinheiro agora

No acumulado de 2020 até abril, 71% dos fundos de renda fixa renderam menos do que a poupança, segundo levantamento da MorningStar, maior provedora de dados sobre fundos do mundo. No Cafeína de hoje, Samy Dana e Priscila Yazbek mostram as taxas médias cobradas pelos fundos que perdem e ganham da poupança e dizem para qual investimento você deve fugir se quiser ganhar mais do que na caderneta.

Com os juros baixos, na mínima histórica, as taxas desses fundos mais conservadores passaram a pesar mais sobre os rendimentos. Além disso, com a incerteza trazida pela pandemia e a consequente mudança nas expectativas dos juros futuros, eles têm sofrido bastante com o efeito da marcação a mercado (entenda como ela impacta a renda fixa). E a situação pode piorar já que a taxa Selic deve cair ainda mais na semana que vem. Veja quanto vão render esses fundos se os juros básicos caírem para 3% ou 3,25% ao ano.

Tem também uma interessante discussão sobre keynesianismo em tempos de coronavírus. Esse foi um dos assuntos abordados na entrevista feita pelo Samy com o ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros.  Confira um trecho da conversa, na qual o economista critica os bancos privados e a demora do governo para chegar a um entendimento com o Congresso e diz que todos os países vão virar japoneses por um tempo, com a queda do consumo e possível deflação. Não perca o comentário do Samy, que rebateu a crítica feita aos bancos.

E no Pitaco, a análise sobre o fortalecimento do ministro da Economia Paulo Guedes depois da saída de Sérgio Moro; a alta da Bolsa, que bateu os 83 mil pontos, com a redução da instabilidade política e as conversas sobre impeachment ficando para trás; e Samy comenta o resultado do IGP-M de abril e explica como funciona o índice de inflação que reajusta os aluguéis.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.