Siga nossas redes

Cafeína

Imposto de Renda 2021| Como declarar ações, BDRs, ETFs e dividendos?

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio vão ensinar o passo a passo de como declarar esses tipos de ativos no IRPF 2021.

Muitos dos novos investidores se perguntam sobre como declarar os seus investimentos no Imposto de Renda 2021. Como cada tipo de ativo tem uma particularidade, as regras e alíquotas mudam muito.

Mas independente das regras vigentes, quem investiu qualquer valor na Bolsa de Valores deve fazer a declaração. Mesmo que parte dos ganhos seja isenta de tributos, o contribuinte deve descrever todos os seus investimentos do ano completo de 2020 na declaração de imposto de renda deste ano.

Entra na regra os fundos de investimentos e imobiliários, ações, BDRs, ETFs, além de dividendos.

No caso de quem investe em ações, os contribuintes já estão (ou devem estar) habituados ao pagamento da DARF. Ela é o meio para recolher os tributos sobre as negociações no mercado acionário acima de R$20 mil que tenham gerado lucro.  Abaixo desse valor, o investidor fica isento, com exceção do day trade. Lembrando que os custos de corretagem e emolumentos já são descontados do lucro apurado no mês, assim como as perdas.

BDRs

Nos BDRs – recibos de ações listadas no exterior – mas negociadas na B3, incide uma cobrança de 15% de imposto de renda sobre o lucro nas operações comuns. Já se o investidor fizer day trade, essa alíquota é de 20% sobre o lucro.
Assim como as ações, a pessoa que investe em BDR também precisa recolher mensalmente a DARF até o último dia útil do mês seguinte ao das operações. O que difere das ações é que não tem um valor mínimo para isenção.

ETfs

No caso dos ETFs – os Exchange Traded Funds – o imposto de renda também incide apenas quando há lucro na operação. A alíquota é fixa em 15% sobre o ganho de capital nas negociações. Diferente das ações, todo lucro com venda de cota de ETF é tributado, não havendo um valor mínimo. É preciso ter em mãos os informes de rendimentos fornecidos pela instituição em que foram realizadas as operações.

Vale ressaltar aqui que a corretora não é obrigada a fazer as contas para o investidor, mas sim, compartilhar os dados.

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio vão ensinar o passo a passo de como declarar esses tipos de ativos no Imposto de Renda 2021.

Leia mais:
Imposto de Renda 2021: como declarar investimentos de renda fixa

IR 2021: mudei de emprego no ano passado. Como declarar?

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.