Cafeína

Imposto de Renda 2021| Como declarar ações, BDRs, ETFs e dividendos?

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio vão ensinar o passo a passo de como declarar esses tipos de ativos no IRPF 2021.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Muitos dos novos investidores se perguntam sobre como declarar os seus investimentos no Imposto de Renda 2021. Como cada tipo de ativo tem uma particularidade, as regras e alíquotas mudam muito.

Mas independente das regras vigentes, quem investiu qualquer valor na Bolsa de Valores deve fazer a declaração. Mesmo que parte dos ganhos seja isenta de tributos, o contribuinte deve descrever todos os seus investimentos do ano completo de 2020 na declaração de imposto de renda deste ano.

Entra na regra os fundos de investimentos e imobiliários, ações, BDRs, ETFs, além de dividendos.

No caso de quem investe em ações, os contribuintes já estão (ou devem estar) habituados ao pagamento da DARF. Ela é o meio para recolher os tributos sobre as negociações no mercado acionário acima de R$20 mil que tenham gerado lucro.  Abaixo desse valor, o investidor fica isento, com exceção do day trade. Lembrando que os custos de corretagem e emolumentos já são descontados do lucro apurado no mês, assim como as perdas.

BDRs

Nos BDRs – recibos de ações listadas no exterior – mas negociadas na B3, incide uma cobrança de 15% de imposto de renda sobre o lucro nas operações comuns. Já se o investidor fizer day trade, essa alíquota é de 20% sobre o lucro.
Assim como as ações, a pessoa que investe em BDR também precisa recolher mensalmente a DARF até o último dia útil do mês seguinte ao das operações. O que difere das ações é que não tem um valor mínimo para isenção.

ETfs

No caso dos ETFs – os Exchange Traded Funds – o imposto de renda também incide apenas quando há lucro na operação. A alíquota é fixa em 15% sobre o ganho de capital nas negociações. Diferente das ações, todo lucro com venda de cota de ETF é tributado, não havendo um valor mínimo. É preciso ter em mãos os informes de rendimentos fornecidos pela instituição em que foram realizadas as operações.

Vale ressaltar aqui que a corretora não é obrigada a fazer as contas para o investidor, mas sim, compartilhar os dados.

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio vão ensinar o passo a passo de como declarar esses tipos de ativos no Imposto de Renda 2021.

Leia mais:
Imposto de Renda 2021: como declarar investimentos de renda fixa

IR 2021: mudei de emprego no ano passado. Como declarar?

Mais Vistos