Siga nossas redes

Cafeína

Inflação EUA 2021: como se proteger e por que ela pode afetar o Brasil?

O Cafeína de hoje mostra quais os ativos mais indicados por analistas para se proteger da inflação americana.

A inflação americana disparou em abril, sendo essa a maior alta mensal desde 2008. Até então o FED – o Federal Reserve – ou o Banco Central Americano – vem dizendo que é um movimento transitório, que tem muito estímulo, sendo até um movimento natural ter inflação. Mas de fato acendeu uma luz amarela, porque veio bem acima do esperado pelo mercado.

Recentemente, os resultados do índice de preço ao consumidor americano (CPI, na sigla em inglês), vieram muito acima das expectativas, mostrando um avanço de 4,2% na comparação anual. Era esperado que a taxa ficasse em torno dos 3,6%.

Agora, o mercado teme que essa pressão inflacionária seja forte o suficiente para mudar a trajetória da política econômica americana, fazendo com que o Fed reduza estímulos como a compra de títulos públicos.

E somado a isso, teve também a ata do  Fomc – que equivale ao nosso Copom – e o resumo dessa ata é que já começou a ser discutido formas de reduzir os estímulos econômicos que o governo vem fazendo.  

Ou seja: a questão é que se a inflação subir demais por lá, os juros também aumentam. E isso é ruim, principalmente para os países emergentes. E com uma inflação acima do esperado, mesmo que nos Estados Unidos, é necessário que os brasileiros protejam o bolso.

E uma das maneiras de os investidores se protegerem é dolarizando parte da carteira de investimentos. Com a alta da inflação americana, o real pode ficar ainda mais desvalorizado do que já está. 

O problema é que, se aumentar demais a inflação nos Estados Unidos, até o dólar pode ser afetado. E para se proteger deste efeito, outro ativo interessante recomendado por analistas é o ouro.

No Cafeína desta segunda-feira (31), Samy Dana e Dony De Nuccio analisam o cenário internacional e trazem a análise de Murilo Breder sobre quais ativos são mais interessantes para se proteger da inflação americana.

Veja também:
• Após vaivém com IPO, Dotz estreia ações na B3 nesta segunda-feira.
• Prazo para declarar o IR 2021 termina nesta segunda; veja o que fazer.
Privatizações: o que são? Como funcionam? Afinal, privatizar é bom ou ruim?

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.