Siga nossas redes

InvestNews Explica

Privatizações: o que são? Como funcionam? Afinal, privatizar é bom ou ruim?

Samy e Dony esclarecem tudo sobre o tema: quais os tipos de privatizações, qual foi a maior da história e se vale a pena privatizar ou não.

A privatização é o processo de transferência de empresas estatais para a rede privada, ou seja, empresas do estado que são vendidas para o capital privado.    

Sendo assim, o processo de privatização possui duas linhas. De um lado, o fator que favorece a continuidade da dependência econômica e tecnológica dos países desenvolvidos. Do outro, a partir da venda das estatais, o poder público deixa de destinar recursos para investimentos e passa a contar com os tributos gerados pelas empresas.

Privatizações no Brasil

No Brasil, a primeira empresa que foi privatizada foi a Usiminas. Na época, o fato gerou bastante polêmica , já que a estatal era uma das mais lucrativas do país. O grande beneficiário no processo de privatização de siderúrgicas foi o Grupo Gerdau, que adquiriu a maior parte das empresas siderúrgicas.

No InvestNews Explica deste sábado (29), Samy Dana e Dony De Nuccio esclarecem tudo sobre o tema, quais são os tipos de privatizações, qual foi a maior da história, e se vale a pena privatizar ou não.

Veja também:
• Após vaivém com IPO, Dotz estreia ações na B3 nesta segunda-feira.
• Prazo para declarar o IR 2021 termina nesta segunda; veja o que fazer.
Inflação EUA 2021: como se proteger e por que ela pode afetar o Brasil?

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.