Siga nossas redes

Cafeína

Petroleiras: qual dá mais retorno, paga bons dividendos e pode crescer mais?

No Cafeína desta segunda-feira, Samy e Dony analisam as petroleiras listadas na B3 e trazem os prós e contras de cada uma.

O que é melhor: investir em uma petroleira que rentabilizou 4 mil% nos últimos 5 anos; em uma que paga bons dividendos; ou em outra com perspectiva de crescimento?

No 5 primeiros meses de 2021, o barril do petróleo tipo Brent teve uma valorização  acumulada de 32%. O tipo WTI valorizou 36%. A petroleira PetroRio (PRIO3) retornou aos seus acionistas pouco mais que a valorização dos barris Brent ou WTI: 36,7%, durante o mesmo período.

Já as ações da Petrobras (PETR4) tiveram um retorno negativo de 3,7% e os papeis da novata 3R Petroleum (RRRP3 subiram 4,6%. Um pouco acima do que o Ibovespa rentabilizou no período: 4,2%.

A Petrobras é uma companhia sólida, a mais velha entre as demais e inclusive a preferida por muitos investidores estrangeiros. Já a PetroRio é conhecida por comprar campos de petróleo maduros e independentes. Isso significa que ela prioriza o baixo custo em suas produções, o que a define como mais conservadora.

Enquanto isso, a novata na bolsa 3R Petroleum já acumula uma valorização de 86,22% em pouco mais de 6 meses desde que abriu capital. A companhia é comparada por muitos investidores como a nova PetroRio, na esperança dela conseguir surfar na forte valorização da concorrente. Porém, ela ainda não tem margens, Ebitda ou lucro que possam comprovar ou mensurar até que ponto pode evoluir.

No Cafeína desta segunda-feira, Samy e Dony analisam as petroleiras e trazem os prós e contras de cada uma.

Veja também:

Dólar deve cair a menos de R$ 5 no curto prazo, dizem especialistas.
• Morning Call: semana conta com dados da inflação e emprego nos EUA.
Crise hídrica: quais ações da bolsa sofrem com a pior seca em quase 100 anos?

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.