Siga nossas redes

Cafeína

Por que investir em ESG é mais lucrativo?

Em 16 anos de existência, Índice de Sustentabilidade da B3 (ISE) superou o Ibovespa em 10.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 2 minutos

Estudos recentes comprovam que empresas cujos critérios atendam aos quesitos ESG (que significa boas práticas ambientais, sociais e de governança) tendem a entregar maiores retornos aos seus investidores, já que conseguem reduzir riscos e surpresas desagradáveis no longo prazo. Essas companhias conseguem atravessar com mais tranquilidade crises como a pandemia da covid-19, o que por sua vez, acaba conquistando a confiança do mercado.

Três professores da Harvard Business School analisaram os retornos gerados, ao longo de 20 anos, por 2.307 empresas americanas que se destacam em performance ESG. A conclusão foi de que, no período, essas companhias apresentaram um retorno adicional de 9% ao ano para o acionista.

Já um outro relatório Especial do Barômetro da Edelman Trust 2020 sobre investidores institucionais, aponta que 95% dos índices de sustentabilidade performaram melhor que os de bolsas que não consideram esses critérios. A pesquisa considerou 600 investidores institucionais, dentre os seis principais países que apostam em ESG: Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Alemanha, Holanda e Japão. Outro destaque desse estudo foi que o fator “social” passou a ocupar o primeiro lugar de importância nos Estados Unidos, principalmente por conta da pandemia.

Trazendo para o cenário brasileiro, desde 2005 que a B3 tem um índice de sustentabilidade empresarial chamado ISE. E analisando o desempenho deste índice, que hoje tem na sua carteira 46 empresas de 27 setores, dos 16 anos do levantamento, em 10 ele superou o Ibovespa.  Já olhando para a sua performance acumulada em igual período, ela foi de 267% contra 228% do Ibovespa.

Segundo a B3, para se expor ao Índice de Sustentabilidade Empresarial, os investidores contam com um ETF e 14 fundos de investimento. Ao menos 73 companhias se inscreveram para passarem pelo processo seletivo ESG do índice, mas 46 foram aprovadas na nova carteira em vigor a partir de janeiro. Veja lista abaixo:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Seja sócio das maiores empresas do Brasil com corretagem ZERO! Invista em Ações

Anúncio Patrocinado Super Week Temporada de balanços Super Week Temporada de balanços
ANÚNCIO PATROCINADO      Conheça a carteira recomenda de dividendos

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Carteira Top 10