Siga nossas redes

Geral

Aumenta em 62% número de inscritos para entrar em índice ESG da B3

Entrou em vigor a 17ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Estão nele ao menos 46 ações de 46 companhias de 27 setores.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 minutos

ESG

Crise hídrica, escassez energética, problemas climáticos, equidade de gênero nas empresas, boa governança: estes são temas que têm chamado a atenção do mercado financeiro e levado empresas a darem cada vez mais importância a boas práticas ESG – tendência que ficou mais evidente no último ano.

Mas antes mesmo de o assunto entrar em pauta, a B3 (bolsa brasileira) criou em 2005 o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Em 3 de janeiro deste ano, entrou em vigor a 17ª carteira do índice. Estão nele ao menos 46 ações de companhias de 27 setores.

Para compor a carteira de 2022, houve um crescimento de 62% no número de inscrições para o processo de seleção do índice (73 companhias, ante 45 no ano anterior). Já quando levadas em consideração empresas que respondem a um simulado feito pela B3 para avaliar o quão distantes/perto estão dos critérios ESG, o crescimento foi anda maior: de 81,8% (60 companhias ante 33 no ano anterior).

Segundo o superintendente de Sustentabilidade da B3, Cesar Sanches, os resultados falam por si só. “As companhias estão mais engajadas e buscando evoluir em suas práticas ESG”, explicou em comunicado.

Performance do ISE

Nos 16 anos completos em que o ISE opera, ele superou o Ibovespa em 10 deles, segundo dados da Economatica Brasil. Já a performance acumulada do índice desde sua criação foi de 267%, contra 228,4% do Ibovespa, segundo a B3.

Carteira de ações do ISE

Compõe a nova carteira do ISE as seguintes empresas:

O processo para formar a carteira 2021/2022 contou com parcerias da ABC Associados (revisão e aplicação da metodologia e análise técnica dos resultados), KPMG (asseguração), CDP (questionário de mudança do clima) e RepRisk (indicador de risco reputacional).

Para investir no índice, o investidor brasileiro conta com um ETF (ISUS11), além de 14 fundos de investimento que o referenciam, somando mais de R$ 527 milhões em patrimônio líquido (em 28/12/2021).

Veja também

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.