Com queda nas receitas, lojas vagas, diminuição na oferta de serviços e queda no número de clientes, o cenário dos shoppings centers durante a pandemia foi um dos mais desafiadores nos últimos anos.
Passado o pior – pelo menos até agora – alguns shoppings das maiores administradoras do país retomaram os níveis pré-pandemia. Tanto de vendas como vacância ou fluxo de clientes.
No balanço financeiro do quarto trimestre do ano passado, as receitas de Iguatemi (IGTI11), BR MALLS (BRML3) e Multiplan (MULT3) cresceram quando comparado a igual período de 2020. Os resultados, que variaram de aumentos de 39,9% (brMalls) até 71,1% (Iguatemi), foram impulsionados pelo maior fluxo de clientes e aumento no pagamento de aluguéis de lojistas.
Os lucros líquidos – Multiplan com 45,5%, Iguatemi com 1,1% e brMalls com queda de 6,6% – todos na comparação anual, dividiram analistas assim como o mercado.
Neste Cafeína, Samy Dana e Dony De Nuccio fazem um raio-x das três administradoras de shoppings e apontam o preço alvo para os papeis IGTI11, BRML3 e MULT3.