Siga nossas redes

Small caps: o que são, como investir e quais os riscos?

Conheça as small caps e saiba se essa classe de ativos pode fazer parte da sua estratégia de investimentos.

A imagem mostra uma mão apontando uma caneta em frente a um monitor, que exibe um gráfico de crescimentos e quedas como exemplo das small caps.

Para investir na bolsa de valores, é preciso conhecê-la. Afinal, ela é composta por empresas com diferentes características e o investidor deve ficar atento para traçar a melhor estratégia de investimento.

 

Apesar de a B3 ser composta por gigantes do mercado, conhecidas por muitas pessoas, fazem parte também da bolsa brasileira empresas menos faladas, mas que não deixam de ser atrativas: as chamadas small caps.

 

Você conhece a definição destas companhias? Para quem são recomendas e como investir nestas ações? Confira neste guia preparado pelo InvestNews.

O que são small caps?

É a definição dada para uma classe de ativos de empresas listadas na bolsa brasileira que têm menor valor de mercado, ou seja, são companhias que possuem baixa capitalização de mercado em relação às demais empresas de capital aberto.

Além disso, muitas das small caps são de empresas novatas na bolsa de valores. Devido a isso, as ações destas companhias costumam ter baixa liquidez e volume de negociação menor, o que torna as ações com mais propensão às oscilações e volatilidade, o que aumenta o seu risco.

De forma geral, são ações de empresas cujo valor de mercado está entre US$ 300 milhões e US$ 2 bilhões. O valor de mercado de uma companhia nada mais é do que fazer a multiplicação do preço de suas ações pelo número total de papéis emitidos.

Um outro ponto de destaque é que elas podem ter um potencial maior de crescimento e valorização se comparadas às ações das empresas maiores.

Quais as ações small caps mais negociadas?

Segundo levantamento da Economatica, provedora de dados financeiros, até 14 de dezembro de 2021, 127 ações small caps estavam listadas na bolsa de valores brasileira. Confira as 15 mais negociadas:

EmpresaCódigo
AzulAZUL4
Lojas Americanas LAME4
LocawebLWSA3
MéliuzCASH3
MarfrigMRFG3
CognaCOGN3
BR MallsBRML3
MultiplanMULT3
Gol Linhas AéreasGOLL4
Grupo Pão de Açúcar – GPAPCAR3
Metalúrgica GerdauGOAU4
CyrelaCYRE3
IRB BrasilIRBR3
CVC BrasilCVCB3
SulAmericaSULA11

Fonte: Economatica, até 14/12/2021

Tipos e formas de investir em small caps

Os investidores interessados neste tipo de ativo contam com algumas opções disponíveis no mercado financeiro. Confira os principais delas:

– Ações de small caps

Uma das maneiras mais comuns de expor os investimentos às small caps é por meio da compra direta destas ações na bolsa de valores. 

Apesar de estas empresas nem sempre estarem em destaque no noticiário ou entre as mais comentadas e analisadas pelos especialistas do mercado, assim como toda ação, é importante que o investidor faça uma análise antes da empresa, bem como de suas ações, para saber se podem ser boas oportunidades para a sua carteira de investimentos.

– Fundos de small caps

Os fundos de small caps nada mais são do que aqueles que investem em um conjunto de ações desse tipo que têm um gestor especializado como responsável pela administração. Assim, os investidores adquirem cotas dos fundos de investimentos desejados, sendo uma alternativa para quem não tem definida quais small caps adquirir.

É importante lembrar que existem taxas de administração para estes fundos. Veja quais são os principais custos que o investidor precisa conhecer antes de investir.

– ETF de SMLL

Os ETFs são fundos de índices (Exchange Traded Funds) que replicam um índice de referência. No caso das small caps, existe o índice SMALL.

Assim, os ETFs adquirem as ações que fazem parte da carteira do índice small cap, representando um conjunto de ações, trazendo diversificação para os investimentos. Para ter este investimento, é necessário fazer a compra de cotas na bolsa de valores.

Neste caso, também existem taxas de administração.

Vantagens e riscos das small caps

Assim como todo investimento tem seus possíveis riscos e vantagens, com as small caps não é diferente. Por isso, antes de tudo, é importante o investidor conhecer as classes de ativos para entender se faz sentido para a sua estratégia de investimentos, bem como seja compatível com o seu perfil de investidor.

Enrico Cozzolino, analista da Levante Investimentos, explica que o risco das ações small caps é que são papéis de  empresas de menor capitalização. Assim, qualquer fluxo de dinheiro, seja positivo ou negativo, tem influência no preço dessas ações.

“Isso é uma vantagem, desde que o investidor esteja bem embasado e acredite no negócio da empresa, que ela esteja bem alocada e é considerada descontada. A hora que o mercado entender e concordar com isso, a valorização é muito mais rápida”, considera Cozzolino.

André Zonaro, analista da Nord Research, aponta que outra vantagem das small caps é que, por serem empresas menores, com faturamento mais baixo do que outras companhias listadas na bolsa de valores, se a empresa desenvolve um novo produto, se ela consegue uma nova patente, se ela faz uma nova aquisição, ela consegue incrementar as receitas e o resultado e que isso, naturalmente, tende a se refletir nas ações, valorizando-as.

“A principal vantagem é que, se o investidor souber escolher uma boa empresa, ele tem potencial de pegar uma empresa que vai crescer muito”, aponta Zonaro.

Max Bohm, head de small caps do TC, acrescenta que as small caps podem ser uma alternativa ao investidor para conseguir comprar ações de boas empresas, com preços convidativos. Segundo ele, estas companhias não costumam estar no radar de grandes investidores, tornando, assim, as ações mais baratas, sendo uma boa oportunidade para o investidor que conseguir encontrar bons ativos antes que ganhe conhecimento e interesse de muitos.

“Outra vantagem é investir em empresa que estão em processo de crescimento. A grande maioria das small caps está neste estágio, então, tem grande espaço para o patrimônio do investidor crescer junto com a companhia. Isso é muito mais fácil de acontecer com small caps do que com empresas líquidas e maiores”, ressalta Bohm.

Por outro lado, Cozzolino considera que possíveis restrições, falta de informação da companhia e de selos de governança, além da própria estrutura de capital não ser muito vantajosa, por exemplo, podem ser algumas desvantagens desses ativos.

Momentos de pânico no mercado financeiro também pode ser um risco para investir em ações small caps, de acordo com André Zonaro, analista da Nord Research, pois estes papéis tendem a sofrer mais.

“É mais comum encontrar distorções de preços em small caps do que em ações de empresas de blue chips, principalmente em cenários onde há grande movimentos do mercado, independentemente do resultado da empresa. Para quem tem estas ações, podem encontrar um pouquinho de turbulência”, diz Cozzolino.

Rodrigo Crespi, analista da Guide Investimentos, lembra ainda, do lado negativo, que as ações small caps são suscetíveis a movimentações bruscas do mercado. E que, quando algum investidor institucional, por exemplo, faz uma operação muito grande, a cotação fica bastante volátil e o investidor pode sofrer com isso.

Como investir em small caps?

Mulher branca, de cabelos loiros e vestindo uma camisa branca, observa um gráfico de market evolution em um tablet e faz anotações em um papel.
É possível investir nesse tipo de ativo em diversas corretoras de forma simples.

Apesar de possuírem características específicas, nada muda em relação à aquisição e negociação destas ações das demais empresas listadas na B3.

É necessário ter uma conta aberta em uma corretora de valores, além de ter recursos disponíveis para os investimentos e fazer as escolhas dos ativos, lembrando sempre de levar em consideração sua estratégia de investimentos e perfil de investidor, segundo recomendam especialistas do mercado.

Agora que você já sabe como investir em small caps, acesse os guias de investimentos do InvestNews para aprender ainda mais sobre o mercado financeiro.

Veja também:

  • ROA: como analisar e calcular esse indicador?

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.