Colunistas
Como proteger minha carteira dos efeitos da guerra na Ucrânia?
Especialista indica os caminhos para evitar os efeitos nocivos do conflito nos seus investimentos.
Pergunta do leitor: Como proteger minha carteira dos efeitos da guerra na Ucrânia?
Resposta de Christine B. Gut*:
A guerra entre Rússia e Ucrânia impactou de maneira geral a economia global com dois grandes desafios: diminuição das expectativas de crescimento e maior inflação, exacerbando os efeitos de um mundo que ainda não se recuperou e sofre os efeitos da pandemia.
O efeito inflacionário, elevou os preços para as commodities que por sua vez, impactam os preços ao produtor e os custos das empresas.
A desaceleração econômica, diminuiu o apetite a risco, transferindo recursos para países produtores de commodities, como o Brasil, fortalecendo o real.
Enfim, teremos mais inflação, a taxa de juros subirá mais do que prevíamos e com as eleições no horizonte, a alta dos preços cria incentivos para políticas populistas, pressionando o cenário fiscal.
Diante deste cenário a solução mais indicada para proteger os seus investimentos é ter uma carteira diversificada com exposição a diferentes classes de ativos e estratégias existentes no mercado tanto local como internacional para captar as diferentes oportunidades que vão aparecendo ao longo do tempo. (Por ex.: títulos atrelados à inflação, crédito privado, juros globais, bolsa local e internacional, commodities etc)
O ideal é que a gestão dos recursos seja feita de maneira profissional e ativa, executada com total alinhamento de interesses, que é a fórmula utilizada pelos maiores e melhores investidores do mundo porque traz comprovadamente, resultados consistentes ao longo do tempo.
*CFP® – Planejadora Financeira Fiduciária
As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para pautas@investnews.com.br |
Veja também
- Investir no Tesouro Selic é o mesmo que ter um retorno de 100% do CDI?
- Quando é vantajoso trocar CDB por LCI?
- Calculadora da aposentadoria: quanto é possível acumular investindo?
- Quer entender seus investimentos? Acesse o Guia Financeiro do InvestNews
- Comprar ou alugar um imóvel?