Siga nossas redes

SO$ Finanças

Investir no Tesouro Selic é o mesmo que ter um retorno de 100% do CDI?

Leitor quer saber se há diferença ao investir nestes ativos; envie sua pergunta.

investimentos contas
Fundos de investimentos

Pergunta: Se o CDI acompanha a taxa Selic, se eu pegar um investimento que me dê 100% do CDI, é como se eu tivesse investindo no Tesouro Selic direto né? Ou seja, a rentabilidade vai ser quase a mesma coisa?

Resposta de Christine Gut:

Pelas suas palavras, me dá a impressão que você quer comparar retornos de investimentos baseados na taxa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é a referência, benchmark, mais utilizado na nossa cultura.

O conceito está correto, porém quero fazer uma sugestão. Que tal invés de comparar com o CDI, usasse como parâmetro a inflação? No caso, buscar investimentos que te proporcionem retornos acima da inflação? De preferência, inflação mais alguma coisa?

Concorda que manter o poder de compra do dinheiro deveria ser nossa principal preocupação? E que o ideal então é além de manter o poder de compra ganhar algo de fato?

Se nossa inflação é medida pelo IPCA, em vez de 100% do CDI, busque por investimentos cuja expectativa de retorno seja te dar algo além do IPCA. Isto nos leva a outro ponto que é a diversificação da sua carteira de investimentos.

A diversificação é extremamente vantajosa pois aumenta a sua exposição as diferentes opções e estratégias existentes no mercado.

Monte estas estratégias levando em consideração os seus objetivos de vida e seu perfil como investidor.

Lembro que para se obter os melhores retornos ao longo do tempo, de maneira consistente, a gestão dos recursos pode ser feita de maneira profissional e ativa, por um gestor que esteja alinhado aos seus interesses de fato.

*CFP® Planejadora Financeira na Fiduc

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.