Siga nossas redes

Geral

Calendário do INSS 2022: veja as datas de pagamento

Depósitos dos benefícios como aposentadoria e pensão por morte seguirão a mesma sequência de anos anteriores.

INSS paga a segunda parcela do 13º salário a partir desta quarta
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)/ Agência Brasil

Os mais de 36 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem checar a data de depósito dos benefícios previdenciários para o ano seguinte, como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros. Segundo o órgão, os depósitos seguirão a mesma sequência de anos anteriores.

Para aqueles que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1 de fevereiro.

Tabela INSS 2022: como consultar

A orientação do INSS é que os segurados fiquem atentos, pois a data de depósito dos proventos depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, para aqueles que foram concedidos recentemente. Para aqueles que possuem seu benefício há algum tempo, vale a data que já habitualmente recebiam.

Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue um padrão de 10 dígitos: Número do Benefício (NB): 999.999.999-9. O número a ser observado é o penúltimo algarismo, sem considerar o último dígito verificador que aparece depois do traço.

Segundo o INSS, idosos com 65 anos de idade ou mais e Pessoas Portadoras de Deficiência, enquadradas na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), também devem seguir o novo calendário.

Quando houver feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício deverá ser feito no dia útil seguinte. O prazo para saque dos benefícios com cartão é até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) ao da disponibilização do valor na conta.

Caso o segurado não faça o saque nesse período, os valores correspondentes serão devolvidos ao INSS, segundo o órgão da Previdência Social.

Calendário completo de pagamentos do INSS para 2022:

Ilustração com tabelas do calendário de pagamento do INSS 2022

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.