Siga nossas redes

SO$ Finanças

Quando é vantajoso trocar CDB por LCI?

Se uma alimentação saudável depende de proporções ideais entre os alimentos, investir bem é mais do que acumular veículos de investimento.

investimento

Pergunta: Trocar um CDB por LCI pode ser vantajoso?

Resposta de Guilherme Baía*:

Somos muito bombardeados com ofertas de veículos de investimento. “Invista nisso”, “Invista aqui com a gente” pulam em nossas telas com muito mais frequência do que seria plausível. 

Da mesma forma que sabemos que frutas fazem bem para a nossa dieta, nossa dieta não pode ser composta somente por frutas. Essa lógica, no entanto, não é vista no universo dos investimentos como deveria ser.

Fato é que ambos os produtos são frutas. Explico: LCI e CDB (Certificado de Depósito Interbancário) são títulos de dívida (portanto, renda fixa), de instituições financeiras que remuneram o cliente após um período, tendo um período inicial de carência para o resgate. É saudável trocar manga por caju na dieta? A questão vai bem mais além do que isso.

Se uma alimentação saudável depende de proporções ideais entre os alimentos, investir bem é mais do que acumular veículos de investimento, jogando no seu carrinho de compras e esperando um resultado satisfatório. Para a nossa saúde, só comer bem não basta. Para investir bem não é preciso trocar produtos “ruins” por “bons”, porque sequer esse conceito cabe.

Se você quer investir bem, você precisa acompanhar os seguintes passos (na ordem): ter suas despesas equilibradas, gerando superávit mensal; ter um horizonte claro e metas bem definidas sobre sua longevidade e expectativas de gasto do dinheiro acumulado no tempo e em valor (viagens, comemorações etc.), uma definição de perfil que coordene as suas necessidades, a sua capacidade e a sua disposição, uma estratégia que combine o seu perfil com as circunstâncias da economia.

Daí então é que se faz a seleção dos veículos, a proporção entre eles e, ingrediente principal: paciência. Neste universo, resultados imediatos não devem ser perseguidos.

*Planejador Financeiro na Fiduc.

As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]


Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.