Siga nossas redes

ESG News

ESG gera lucratividade ou é hipocrisia?

Liliane Rocha apresenta cases de empresas que sentiram no “bolso” o que a falta de ESG pode causar em seus negócios

ESG é hipocrisia? Essa é a ideia central do tema do 6º episódio do ESG News com Liliane Rocha que surgiu após uma análise minuciosa de comentários postados em vídeos anteriores da coluna. E, como forma de acabar com as dúvidas e/ou desconfianças sobre os reflexos positivos do ESG nos resultados financeiros das empresas, nossa colunista deu uma verdadeira aula para os espectadores, principalmente, para aqueles mais céticos. 

Liliane Rocha ressalta que, para muitos, o conceito de ESG pode estar bem distante de suas realidades e que por isso existe essa descrença sobre seus reais efeitos, desconfiança que pode estar relacionada ao próprio cenário em que vivemos. “Está tudo mudando em velocidade recorde, a complexidade dos negócios, as economias sendo impactadas por pressões externas, a alta competitividade dos mercados, enfim, tudo isso pode gerar uma pressão nas empresas para que elas falem de ESG como forma de se destacar ou “fazer marketing”, sem na prática atuar de fato em conformidade com princípios ambientais, sociais e econômicos”, explica.

Para quem ainda pensa dessa forma, a especialista compartilha cases que provam exatamente o contrário. Entre eles, o de dois grupos varejistas que tiveram que desembolsar altas somas em multas devido a casos de assédio moral contra funcionários e racismo contra um cliente. Juntas, as multas somam cerca de R$ 200 milhões. “Essas situações poderiam certamente ter sido evitadas se na ocasião as empresas tivessem atuações consolidadas e estruturantes de gestão ambiental, social e de diversidade. Todas sinalizaram seguir uma série de protocolos, iniciativas proativas e ter planos de ação. No entanto, nada disso foi suficiente para evitar as ocorrências”, comenta Liliane Rocha. 

As empresas que já entenderam os benefícios, a vanguarda e o compromisso de atuarem com base em práticas de ESG, além de minimizar impactos negativos para a imagem e arcar com custos financeiros altos no caso de processos por discriminação, assédio ou desastres ambientais, certamente terão maior vantagem competitiva em seus mercados de atuação.

Se você quer entender mais de ESG e acabar com as dúvidas sobre se é ou não hipocrisia, acesse este e outros episódios de ESG News com Liliane Rocha e aprenda mais sobre como aplicar esses conceitos na prática.

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.