Pergunta de Valdir Felipe: “Gostaria de saber porque meu Imposto de Renda está mencionado um valor a restituir maior que o valor retido na fonte. Quando clico em ‘verificar pendências’, diz que não existe erro. Isso pode acontecer?”

Resposta de Wesley Santiago *:
“Provavelmente a leitura da apuração do imposto não foi realizada com precisão, pois, para o contribuinte que sofre retenções de Imposto de Renda mensalmente de suas remunerações, acumula-se um ‘crédito de antecipação de IR’ para a apuração realizada na IRPF.
Após isso, são considerados os rendimentos tributáveis, bem como as deduções legais para identificar a base de cálculo do IR. Sob essa base é calculado o Imposto de Renda devido, e a diferença entre o imposto calculado e o ‘antecipado nas retenções’ pode gerar um imposto a restituir (se o crédito for maior) ou um imposto a pagar (se o crédito for menor).”
* Wesley Santiago, especialista em tributos e impostos da Macro Contabilidade e Consultoria
*As informações neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. Envie sua pergunta para [email protected]