Faz pouco mais de um ano que a Ford deixou de fazer carros no Brasil. Desde o anúncio no dia 11 de janeiro, a empresa passou por uma conturbada reestruturação, que incluiu o fechamento de muitas concessionárias e uma reformulação em sua linha de produtos.

O fim de Ka e EcoSport fizeram a Ford despencar do quinto lugar em 2020 para a 11ª posição no fim de 2021.

Apenas dois produtos inéditos foram lançados no país naquele ano. Enquanto o Mustang Mach 1 não passou de uma nova versão do esportivo vendido aqui desde 2018, o Bronco Sport reforçou a linha de SUVs da marca, que contava apenas com o discreto Territory.

Maverick é a bola da vez

A fase mais importante da nova trajetória da Ford começa em 2022. O primeiro lançamento da empresa neste ano (e provavelmente o mais importante deles) é a Maverick, xará do clássico esportivo dos anos 70 que de igual só tem o nome.

A picape de porte intermediário chega dos Estados Unidos para ser o segundo modelo mais vendido da Ford no mercado brasileiro, atrás apenas da Ranger.

Não é uma missão fácil, mas a Ford aposta no sucesso da novidade. Além do design (que chama atenção pelas formas retas que reforçam a robustez), a Maverick tem um bom pacote de equipamentos e o ótimo motor 2.0 turbo da linha Ecoboost, que também equipa o Bronco. Os dois modelos, aliás, são feitos sobre a mesma plataforma.