Siga nossas redes

Vale a Leitura

Foco e hábito trazem resultados extraordinários para os negócios

Livro de Gary Keller e Jay Papasan explica como alguns comportamentos podem ser benéficos para a vida profissional e pessoal.

Aloisio Sotero
Imagem de divulgação: Aloísio Sotero.

O livro “A única coisa – a verdade surpreendentemente simples por trás de resultados extraordinários”, dos autores Gary Keller e Jay Papasan, atraiu minha atenção por simplificar a ideia de saber escolher o que é mais importante na tomada de decisão. A prática de saber usar o filtro do foco. Focar é tudo, mas a execução exitosa se faz com a criação de bons hábitos. 

Confesso que esse binômio foco e hábito me trouxe, recentemente, resultados fantásticos como executivo e mentor de negócios. O livro chegou ao primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times, Wall Street Journal e USA Today. E foi eleito um dos 100 melhores livros de negócios de todos os tempos. 

Como está na moda dizer: “dá um google aí”. Recomendo fazê-lo para saber mais sobre os autores desse best seller.

Agora, vamos lá ao nosso aprendizado.

Reduza sempre o foco, como se faz com uma lente poderosa 

“Reduzir o foco” é ignorar todas as coisas que você poderia fazer e fazer somente o que precisa. “Quando você abre demais os braços, acaba deixando tudo cair”, lembram os autores. 

“Qual é a única coisa que você pode fazer esta semana que é capaz de tornar todo o resto mais fácil ou até desnecessário? “, provocam Gary Keller e Jay Papasan.

“Se todas as pessoas do mundo têm a mesma quantidade de horas disponíveis por dia, por que algumas parecem fazer muito mais do que outras?”, indagam. A resposta é simples: foco, foco…

Uma grande lição: somos todos ‘fazedores’ 

Como é de conhecimento, ninguém alcança o sucesso sozinho. Ninguém. 

Para os autores, além de “ninguém tem sucesso sozinho, também ninguém fracassa sozinho”.  E, sugerem: “preste atenção às pessoas que estão ao seu redor.”  

Disciplina é criar hábitos

Mantenha um hábito até que ele se torne parte da sua vida e você poderá dominar a rotina com menos desgaste. O segredo do sucesso é escolher o hábito correto e usar apenas a disciplina necessária para formá-lo. Só isso. Você só precisa dessa quantidade de disciplina. 

À medida que esse hábito fizer parte da sua vida, você vai começar a parecer uma pessoa disciplinada, mas não será. Será alguém que tem algo que funciona regularmente para você porque se esforçou regularmente por isso. A recompensa por desenvolver o hábito certo é evidente: leva a pessoa a alcançar o que deseja.

A matemática do hábito 

Uma grande lição que aprendi nessa leitura é que demora um tempo para desenvolver o hábito certo, por isso insisto que as pessoas não devem desistir cedo demais, depois de decidir qual é o hábito certo a incorporar.

Segundo os autores, resultados sugerem que são necessários em média 66 dias para adquirir um novo hábito. A variação total foi de 18 a 254 dias, mas os 66 representavam um ponto ideal, reforçam. 

As pessoas que têm hábitos certos parecem se sair melhor do que as outras. Elas estão fazendo o que é mais importante com regularidade e, consequentemente, todo o resto fica mais fácil, muito mais fácil.

Excelência se constrói 

Já dizia Albert Einstein: “se uma mesa entulhada é sinal de uma mente entulhada, uma mesa vazia é sinal de quê?”.

O caminho para a excelência em alguma coisa é não somente fazer o melhor que você pode, mas também fazer o melhor que pode ser feito. Pessoas responsáveis obtêm resultados com os quais as outras apenas sonham.

Comprometa-se a ser o melhor que puder. Os resultados extraordinários acontecem quando você dá o máximo de si para se tornar o melhor que puder em seu trabalho mais importante.

E nunca esqueça, “estabeleça como prioridade fazer o que é mais importante quando sua força de vontade estiver no nível mais alto”.

Você não tem como agradar todo mundo, então nem tente

“O negócio é o seguinte: quando você diz sim a uma coisa, é fundamental entender a que coisas você está dizendo não”, avaliam os autores. 

E mais: a arte de dizer sim é a arte de dizer não. Dizer sim a todo mundo é o mesmo que dizer sim a nada.

Ao fim ao cabo 

Por tudo isso e muito mais, recomendo a leitura. Anotem:

Resultados extraordinários exigem atenção concentrada e tempo. Tempo dedicado a uma coisa significa tempo tirado de outra”.

“A única coisa – a verdade surpreendentemente simples por trás de resultados extraordinários”, dos autores Gary Keller e Jay Papasan.

Por isso é importante perceber que, na jornada para grandes realizações, você também cresce. Grandes feitos exigem crescimento. Quando você chegar lá, estará grande também! No esforço de cuidar de tudo, tudo é malfeito e nada recebe a atenção devida.

Em síntese, à medida que vive grande, você se torna grande.

*Aloisio Sotero é Mentor em Finanças e Matemática  Comercial. Estrategista em  Modelos de Negócios. Vice-diretor da Faculdade Central do Recife e membro associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

As informações desta coluna são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews e das instituições com as quais ele possui ligação. 

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.