Siga nossas redes

Vale a Leitura

‘Incrivelmente Simples’: como a Apple virou uma das mais valiosas corporações

Livro de Ken Segall aponta dois fatores chaves para o sucesso da Apple.

Vale a Leitura

A simplicidade é máxima sofisticação”, assim pensava Leonardo Da Vinci e o inesquecível Steve Jobs com a sua obsessão pela simplicidade. E fazer o simples nem sempre é simples assim, bem como, o caminho mais simples nem sempre é o mais fácil. Em geral demandam mais tempo, mais energia e talento.

O livro que recomendamos esta semana é o “Incrivelmente Simples”, de autoria de Ken Segall. Ex-diretor criativo da Apple e artífice da campanha publicitária mais famosa e eficaz da empresa, “Think Different”, Segall trabalhou 12 anos com Steve Jobs, desde o seu retorno à Apple, em 1997, até sua morte. O autor do livro também foi o responsável pela criação do nome “iMac”.

Neste livro ele nos traz um relato profundo das ideias de Steve Jobs que levou a Apple a ser uma das mais valiosas corporações do atual século. Segall aponta dois fatores chaves para o sucesso da Apple: primeiro, a simplicidade em todos os seus produtos; segundo, um líder carismático e visionário.

  • Descubra a história de Steve Jobs: o homem que mudou o mundo com a Apple

Na visão do Segall existem dez elementos essenciais da simplicidade que se juntam ao modo “Pensar Diferente”, de Steve Jobs e que se tornou o mantra da Apple. Vamos conhecer agora os 10 princípios fundamentais do mantra da Apple.

1. Pense direto

A simplicidade requer franqueza, portanto seja direto, sem rodeios. Essa comunicação honesta inclui a política de feedbacks, dar e receber retorno. Essa atitude economiza tempo e evita o retrabalho.

2. Pense com grupos pequenos

Pequenos grupos de pessoas talentosas com autonomia formam um fator incrivelmente poderoso. Um pensamento grandioso aliado à atenção em cada detalhe. Grupos pequenos tendem a ter melhores resultados.

3. Pense com mínimo de opções

Muitas opções confundem. Saiba que, a cada vez que tenta comunicar mais de uma coisa, você está diluindo a atenção do seu público. Se for necessário transmitir várias mensagens, encontre um tema em comum a todas e concentre-se em promover essa ideia.

Um mar de escolhas significa nenhuma escolha ou o clássico “paradoxo da escolha”, onde o mais pode significar menos decisão. Aqui me lembro de Barry Schwartz, economista, psicólogo e professor de Teoria Social da Swarthmore College. Ele defende a ideia que a maioria de nós estaria melhor se tivesse menos opções, e que muitos de nós sofremos demais para fazer a escolha certa.

4. Pense em movimento

Mire de forma realista no alto e mantenha-se sempre em movimento. Para atingir a excelência, dois elementos são necessários: primeiro, o planejamento. Em segundo, o tempo. O cronograma perfeito não existe! Sempre desconfie do cronograma “tranquilo”.

5. Pense icônico

É sempre útil cristalizar sua forma de pensar em uma imagem que simbolize a ideia, ou o espírito dessa ideia. Com o tempo, uma imagem conceitual proporciona às pessoas um jeito fácil de identificar sua empresa, sua ideia ou seu produto.

6. Pense em uma frase

Palavras são poderosas, porém aumentar o número de palavras não aumenta necessariamente à clareza e o poder de suas ideias. A melhor maneira de fazer você ou sua empresa parecerem mais inteligentes é expressar uma ideia com total simplicidade e clareza. Uma frase que ajudará a ser lembrado.

7. Pense informal

Livre-se dos ornamentos das grandes corporações. A formalidade é muitas vezes perda de tempo. Operar como uma empresa menos hierárquica aumenta a produtividade de todos. Quebre as convenções. Adote, como na moda, um pensamento casual.

8. Pense humano

Mantenha sempre em mente que todo grupo é composto de seres humanos, e naturalmente reagem bem à simplicidade. O melhor conselho é respeitar sempre a natureza humana.

9. Pense cético

As forças da complexidade lhe dirão que algo não pode ser feito, quando, em geral, aquilo só requer um esforço adicional. Não permita que o desânimo alheio imponha limites às suas ideias.

10. Pense em estado de guerra

Tempos extremos exigem medidas extremas. Um momento extremo é quando suas ideias se encontram em uma situação de vida ou morte. E quando a vida da sua ideia está em jogo, sendo assim, a última coisa que você quer é uma luta justa. E mais: nunca esqueça que sua arma mais eficaz é a sua paixão pela ideia.

Confesso que este livro tem sido um dos guias no meu trabalho, seja nas áreas de gestão de finanças, precificação nas empresas e negócios. Trabalhos que empreendi nos últimos anos.

*Aloisio Sotero é professor de Finanças e Precificação da BAEX, Escola Internacional para Executivos. Conselheiro Editorial do Jornal do Sertão de Pernambuco.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.