Faz alguns anos que os SUVs dominam a lista de lançamentos da indústria automotiva. Só que as atenções estão se dividindo com as picapes.
Prova disso está na estratégia da Stellantis em 2023. O grupo fechará este ano com nada menos do que nove picapes em todas as faixas de preço e em vários segmentos divididas em três marcas.
Rampage deve turbinar vendas da Ram
O maior destaque vai para a Ram, que aposta suas fichas na Rampage. Primeiro modelo da marca fabricado no Brasil, a picape será vendida em três versões de acabamento: Laramie, Rebel e R/T. São duas opções de motorização: 2.0 turbodiesel de 170 cv e a 2.0 turbo a gasolina, que entrega 272 cv. Este motor, inclusive, é o mesmo utilizado no Wrangler vendido no Brasil.
A ideia da Ram é oferecer uma opção mais adequada às ruas brasileiras, que claramente não suportam picapes enormes como nos Estados Unidos. De quebra, a Rampage será uma alternativa interessante para quem usa o carro na maior parte do tempo na cidade.
A nova picape será a porta de entrada da Ram, que até então só tinha modelos acima de R$ 300 mil. Isso, porém, não impediu a marca de bater recordes impressionantes. Apenas nos seis primeiros meses de 2023, a Ram já vendeu mais do que em todo o ano passado. A estreia da Rampage tem tudo para alavancar as vendas da empresa.
Titano vem aí
A outra grande novidade de 2023 será a Fiat Titano. Com estreia agendada para o segundo semestre, a picape deveria ter sido lançada como Peugeot Landtrek.
No entanto, a Stellantis decidiu mudar a estratégia e vendê-la como Fiat. A decisão acertada pega carona na boa reputação da marca italiana no segmento de picapes.
A chegada da Titano reforça a gama formada por dois grandes sucessos de venda. A Toro segue com ótimos números, enquanto a Strada permanece sem ser incomodada no topo dos emplacamentos. A picape leve, inclusive, ganhará novidades ainda neste ano. Além de uma leve atualização visual, ela ganhará a motorização 1.0 turbo de 130 cv que equipa o Pulse.
Até a Jeep se rendeu às picapes. No ano passado, a Gladiator estreou no Brasil como uma alternativa bastante inusitada ao já diferenciado Wrangler.
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