Boas notícias são raras na indústria automotiva em 2021. Mas o setor de luxo se mostra quase imune à crise que abala o setor no Brasil. Nos últimos meses, nada menos do que três marcas premium anunciaram investimentos para produzir veículos no país.
O anúncio mais recente foi feito pela Audi, que retomará a produção de veículos em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2022. Lá serão produzidos os modelos Q3 e Q3 Sportback, ambos com motorização 2.0 turbo.
A decisão põe fim a um hiato de 10 meses, já que a fabricante havia interrompido a produção dos modelos A3 Sedan e Q3 em fevereiro deste ano.
Land Rover volta a produzir Evoque
No mês passado, a Land Rover voltou a produzir o Evoque no Brasil. Agora em sua segunda geração, o SUV continua sendo fabricado no regime CKD (Completely Knocked Down, algo como “Completamente Desmontado”), em que a maior parte das peças é importada para posterior montagem do veículo no país.
Isso faz com que 90% dos componentes sejam trazidos de fora, chegando a um índice de nacionalização de apenas 10% por conta de componentes como os pneus e outros itens menores.
Localizada em Itatiaia (RJ), a fábrica segue produzindo o Discovery Sport no mesmo regime de trabalho. A produção da primeira geração do Evoque aconteceu entre 2016 e 2019. Atualmente, a planta gera cerca de 400 empregos diretos na região.
Fábrica da BMW é exemplo a ser seguido
Quem ‘puxou a fila’ em 2021 foi a BMW, que anunciou um aumento de 10% em sua produção no começo do ano. Recentemente, a marca confirmou um investimento de R$ 500 milhões nos próximos três anos. O montante será investido na fabricação de todas as versões do X3 e do X4, além de um terceiro produto que sequer foi revelado mundialmente.
A fábrica situada em Araquari (SC), aliás, é o melhor exemplo de sucesso entre as marcas de luxo. Inaugurada no fim de 2014, a planta já produziu mais de 75 mil unidades de modelos das marcas BMW e MINI. Desde a sua construção, o BMW Group já investiu R$ 1,4 bilhão no complexo fabril.
*Vitor Matsubara é jornalista automotivo e editor do Primeira Marcha. Tem passagens por Quatro Rodas, de 2008 a 2018, e UOL Carros, de 2018 a 2020. |
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