Não é de hoje que as montadoras deixaram de ser apenas fabricantes de veículos. Elas estão se tornando (e serão cada vez mais) provedoras de serviços de mobilidade. Em um mundo cada vez mais conectado, isso nem poderia ser diferente.

Há algumas semanas, falei da entrada das marcas no segmento de locação de longa duração, também conhecido como “carro por assinatura”. Hoje, trago novidades sobre outro tipo de serviço, voltado para a conectividade.

Nas últimas semanas, três fabricantes lançaram pacotes de assistência ao condutor.

A Hyundai trouxe para o Brasil o Bluelink, um pacote de serviços que promete reduzir a apólice do seguro em até 15%.

Hyundai Bluelink (Divulgação)

Já Fiat e Jeep, ambas do grupo Stellantis, trouxeram o
Connect Me e Adventure Intelligence, nomes diferentes para o mesmo produto. Elas
também afirmam que o preço do seguro pode cair, mas não estimaram uma
porcentagem de redução.

Em comum, os três oferecem funcionalidades semelhantes,
voltadas para a segurança e o conforto dos ocupantes. Eu listei abaixo alguns
dos recursos mais legais. Mais adiante, detalho quando custa cada um dos
pacotes.

Segurança

Talvez esse seja o “braço” mais importante dos novos
serviços de mobilidade.

Nos três casos, existe um monitoramento da localização do
veículo em todo o território nacional. Assim, se há uma tentativa de furto, o
proprietário recebe um alerta no celular e uma central remota inicia o
rastreamento do carro.

Se o ladrão tiver sucesso na operação – e isso também vale
para roubos – o cliente aciona uma central, que notifica a polícia e pode
enviar a localização em tempo real do veículo.

No caso da Hyundai, ainda é possível bloquear uma nova
partida se o motor for desligado.

Se a situação for de acidente, e não de roubo ou furto, o papel da central remota muda um pouco. Ao perceber que há uma colisão, e isso acontece quando os airbags são acionados, por exemplo, o próprio carro realiza uma chamada de emergência para a central. Se não há resposta dos ocupantes, o resgate é acionado.

(Foto: Divulgação)

Conforto

Essa função deve ser usada com frequência nas cidades mais
quentes do país. Por meio de um aplicativo, o motorista pode dar a partida no
motor e ligar o ar-condicionado de forma remota.

Usando o mesmo aplicativo, o dono do carro ainda tem acesso
a comodidades como travar ou destravar as portas e abrir ou fechar os vidros.

Outros alertas

Preocupado com o nível de combustível? Com o assistente da
Fiat e da Jeep, é possível saber como está o tanque sem precisar ir até o
veículo. Além disso, a conexão com o veículo pode ser feita usando relógios
inteligentes e também a assistente Alexa, da Amazon.

Os três serviços ainda permitem que o proprietário defina
ajustes como a velocidade máxima que o veículo pode alcançar e um perímetro de
circulação. Se algum dos parâmetros for violado, o motorista recebe uma
notificação no celular.

Como funciona e quanto custa?

Esse leque de serviços só é possível porque os veículos
possuem conexão com a internet, por meio de um chip de dados integrado. No caso
da Hyundai, a parceira é a Vivo. Já nos veículos Fiat e Jeep, quem fornece a
conexão é a Tim.

Fiat e Jeep ainda utilizam os chips para fornecer Wi-Fi a
bordo para os ocupantes. 

Porém, infelizmente, tudo tem um preço. O cliente até poderá
ter acesso a essas funções de forma gratuita por um período – 1 ano para Jeep Renegade
e Compass e Fiat Toro e 6 meses para o Hyundai HB20.

No caso da Hyundai, a assinatura mensal do Bluelink será de R$
29,90.

O Bluelink está disponível a partir da versão Evolution
Bluelink do HB20, que custa R$ 67.690.

Fiat e Jeep não divulgaram os valores da assinatura para
Connect Me e Adventure Intelligence. No caso do Jeep Renegade, para ter acesso
ao conteúdo, além da mensalidade, o cliente precisa pagar um valor extra quando
comprar o carro.

Os preços variam de R$ 1.500 a R$ 2.500, de acordo com a
versão.

O que já existe no Brasil

Essas iniciativas não são inéditas aqui no Brasil, mas
reforçam o grupo das marcas que já oferecem algo do tipo por aqui.

A sueca Volvo foi a pioneira. Desde 2012, oferece o On Call
no Brasil. Três anos depois, em 2015, a Chevrolet lançou o serviço semelhante
OnStar no país, popularizando a tecnologia – hoje presente em praticamente toda
a linha.

No ano seguinte, 2016, foi a vez de a BMW introduzir um
serviço de concierge em seus veículos. Nesse caso, o foco são tarefas como
reserva de hotéis e restaurantes.