Faz pouco mais de um ano que a Ford deixou de fazer carros no Brasil. Desde o anúncio no dia 11 de janeiro, a empresa passou por uma conturbada reestruturação, que incluiu o fechamento de muitas concessionárias e uma reformulação em sua linha de produtos.
O fim de Ka e EcoSport fizeram a Ford despencar do quinto lugar em 2020 para a 11ª posição no fim de 2021.
Apenas dois produtos inéditos foram lançados no país naquele ano. Enquanto o Mustang Mach 1 não passou de uma nova versão do esportivo vendido aqui desde 2018, o Bronco Sport reforçou a linha de SUVs da marca, que contava apenas com o discreto Territory.
Maverick é a bola da vez
A fase mais importante da nova trajetória da Ford começa em 2022. O primeiro lançamento da empresa neste ano (e provavelmente o mais importante deles) é a Maverick, xará do clássico esportivo dos anos 70 que de igual só tem o nome.
A picape de porte intermediário chega dos Estados Unidos para ser o segundo modelo mais vendido da Ford no mercado brasileiro, atrás apenas da Ranger.
Não é uma missão fácil, mas a Ford aposta no sucesso da novidade. Além do design (que chama atenção pelas formas retas que reforçam a robustez), a Maverick tem um bom pacote de equipamentos e o ótimo motor 2.0 turbo da linha Ecoboost, que também equipa o Bronco. Os dois modelos, aliás, são feitos sobre a mesma plataforma.
Categoria está crescendo
A Maverick faz parte de um segmento em franca ascensão no mundo inteiro, inclusive nos Estados Unidos, onde a maioria dos clientes são ávidos por veículos enormes.
Lá, a categoria que nós conhecemos como picapes de porte intermediário (como a Maverick) é chamada de picapes compactas. Seu grande chamariz é o posicionamento como porta de entrada para o mundo de picapes Ford, já que a Maverick fica abaixo de Ranger e da F-150. Algumas fabricantes já manifestaram interesse em entrar na briga, mas a Hyundai é a única fabricante que já tem um produto pronto para enfrentar a Ford.
No Brasil, o segmento foi inaugurado pela Renault Duster Oroch, mas é dominado pela Fiat Toro. O primeiro grande rival da Toro será lançado ainda neste ano pela Chevrolet: é a nova Montana, que será fabricada em São Caetano do Sul (SP). Já a Volkswagen ensaia há anos uma entrada na categoria com a Tarok, que até já foi mostrada pela marca alemã, mas ainda não recebeu o sinal verde para a produção.
As novidades para 2022
A Maverick, porém, não será a única novidade da Ford para o mercado brasileiro em 2022.
Uma das próximas estreias deve ser a do Mustang Mach-E. O SUV já roda em testes pelas estradas brasileiras há alguns meses e será o primeiro modelo elétrico vendido pela marca no mercado brasileiro.
Quem também está de malas prontas para cá é a nova Ranger. Apresentada em 2021, a picape está em fase final de testes e deve estrear neste ano na Argentina, de onde será trazida para o Brasil.
Outra novidade que pode pintar neste ano é a F-150. A picape é o veículo mais vendido do país há mais de três décadas e aqui ocuparia o posto mais alto na gama de utilitários da Ford, encarando a Ram 1500 Rebel, cujas vendas surpreenderam para um veículo que custa mais de R$ 400 mil.
*Vitor Matsubara é jornalista automotivo e editor do Primeira Marcha. Tem passagens por Quatro Rodas, de 2008 a 2018, e UOL Carros, de 2018 a 2020. |
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